sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Banco de sangue em Tatuí fecha e dificulta ação de doadores na região

Doação em Tatuí é suspensa após fechamento
do banco de sangue (Foto: Reprodução/TV TEM)
Local estava sem autorização para coleta há 8 meses, dizem moradores.
Santa Casa diz que aparelhos estão com tecnologia toda desatualizada.


Do G1- O Banco de Sangue de Tatuí fechou as portas e tem dificultado a ação de doadores na região. Quem vai ao local pensando em fazer uma boa ação, não imagina que o local está há oito meses, segundo moradores, sem autorização para fazer a coleta. Ele apenas serve como ponto de armazenamento das bolsas de sangue que são coletadas nos hemocentros de Botucatu (SP) e Sorocaba (SP).

Segundo a administração da Santa Casa, onde funcionava o banco de sangue, um dos motivos para a suspensão das coletas é a necessidade de novos aparelhos. Os que existem estão com tecnologia desatualizada. "Falta calibração, entre outras coisas. A área muda muito rápido e teria que comprar ourtos equipamentos", afirmou a biomédica responsável pelo banco de sangue Letícia Aparecida de Oliveira.

Ela disse ainda que a troca dos equipamentos custaria R$ 200 mil. Só que a administração não tem o dinheiro, por isso não há previsão de volta para a coleta. Letícia diz ainda que o estoque de sangue é suficiente para a demanda do pronto-socorro e de um hospital particular da cidade.

Além disso, uma vez por mês, a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Botucatu vai até Tatuí fazer um mutirão de doação de sangue para abatecer o local. "Como eles estão fazendo o estoque para a gente, nós temos que suprir o deles também. Então, todo mês estamos fazendo coleta programada na cidade", afirmou.

Pegos de surpresa
Como a população não foi informada, muita gente foi pega desprevenida. A secretária Luciana Lopes, que é doadora, só soube do fechamento quando procurou a unidade, mas perdeu a viagem. "Tem gente precisando, principalmente de sangue O negativo, que é mais raro. E a gente fica triste por isso."

A escriturária fiscal Josiane Lopes também procurou o banco de sangue para doar e foi informada que faltavam equipamentos para realização da coleta. "É revoltante porque eu queria poder ajudar, como outras pessoas também, para doar sangue, e não podemos."

A Prefeitura de Tatuí informou que o banco que sangue é de responsabilidade da Santa Casa, que já recebe repasse do município por meio de contrato. O Executivo informou ainda que auxilia com funcionários emprestados ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário