sábado, 14 de novembro de 2015

Tatuiano disputa o Campeonato Mundial de Kickboxing na Irlanda

Leandro Henrique de Moraes cumpre agenda de certames internacionais


Divulgação 
Moraes representa o Brasil nos campeonatos mundial e sul-americano

Aos 28 anos de idade, o lutador Leandro Henrique de Moraes vive uma das melhores fases. No mês passado, destacou-se pela disputa nacional de kickboxing. Na próxima semana, será um dos únicos quatro brasileiros a lutar pelo campeonato mundial da modalidade esportiva e, em dezembro, fecha o ano como um dos favoritos no sul-americano, no Chile.

Atleta profissional há 14 anos, Moraes disputará a primeira luta internacional. “Na verdade, será a primeira vez que vou sair do Brasil. Estou muito feliz, principalmente porque vou representar o meu país fazendo o que eu gosto”, disse ele.

Em Dublin, na Irlanda, Moraes lutará pela categoria “light contact” até 94 quilos. Ele embarca no dia 21 e permanece na competição até o dia 30 de novembro. “Ainda não tenho a agenda das lutas, pois haverá definição de chaves no próprio local”, explica.

O lutador, que é natural de Itu mas reside em Tatuí há quase 15 anos, participa da disputa mundial como convidado especial da Confederação Brasileira de Kickboxing. “Sei que apenas quatro atletas do Brasil vão disputar essa competição na Irlanda, junto a outros 400 de 125 países”, comentou.

A disputa mundial é realizada em ocasiões diferentes, conforme as categorias. A primeira fase foi realizada na Sérvia, e, dos 15 brasileiros participantes, nenhum obteve o título de campeão.

Lutar com os melhores do mundo, no entanto, não amedronta Moraes. “Estou em minha melhor fase física e, também, emocional. Sei que vou lutar com os melhores do mundo, mas minha expectativa é positiva. Não estou indo para tão longe para voltar com nada. Vou em busca da vitória, vou em busca do título”, disse, ressaltando que irá “voltar uma outra pessoa”.

Após a competição mundial, Moraes volta a competir por outra disputa internacional, o 9º Campeonato Sul-Americano de Kickboxing, que será realizado de 9 a 12 de dezembro, em Santiago, capital do Chile.

Ele ganhou o direito de representar o Brasil nessa disputa após obter quatro medalhas de ouro na Copa Brasil de Kickboxing, no Rio de Janeiro, em outubro.

Professor faixa preta 2º DAN, o atleta registrou 100% de aproveitamento nas modalidades “full contact”, “light contact”, “point fight” e “musical form”. Ele segue para o Chile como favorito e diz que seu diferencial para buscar o título está fora do ringue.

“Embora a questão técnica seja bastante parecida entre os atletas do campeonato, o meu emocional está bem forte, e acho que será um diferencial”, comentou.

A maior dificuldade de Moraes, no entanto, não é a preparação física ou mental. É a busca por patrocínio. Com subsídios pessoais, ele contou com apoio dos alunos para bancar as disputas internacionais, que se cotizaram para auxiliar na compra das passagens. “O aluno João Pimentel liderou a busca por apoio e me ajudou muitíssimo”, afirmou ele, comovido.

Formado em tecnologia da qualidade, Moraes iniciou na luta esportiva aos 14 anos. Tornou-se mestre e, atualmente, atua como competidor e professor, mantendo em Tatuí a única academia de kickboxing “free style”.

“Tenho uma equipe e sinto orgulho em dizer que apresentei essa modalidade esportiva a Tatuí. Antes, era desconhecida, mas, hoje, temos muitos praticantes”, destacou.

Segundo Moraes, o kickboxing, um estilo de arte marcial e desporto de combate, é um dos esportes que mais crescem no Brasil. “Ele atrai pessoas de todas as idades, tem uma federação forte e, inclusive, está cotado para se tornar modalidade olímpica”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário