segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Jornal do Cobat - Conselho de Bairros de Tatuí

Antonio de Pádua Oliveira, Presidente do Cobat

Servindo-se do Oficio COBAT-297/15, datado de 17/09/15, endereçado ao sr, prefeito municipal através protocolo 14704/1/2015, o Conselho de Bairros de Tatuí - COBAT solicitava informações sobre o andamento das construções da central de hemodiálises para Tatuí, cuja pedra fundamental foi lançada em 27/06/2015. Através do Oficio 1.383, datado de 28/09/15, a responsável pela Secretaria de Saúde de Tatuí nos informava que as armações para construção dessa central a ser construída em Tatuí estão sendo feitas em Lençóis Paulista e posteriormente fundadas aqui. Essa informação repassamos àqueles que há tempo vem nos cobrando informação bastante fraca e sem nenhum conteúdo que demonstre veracidade. Considerando que o COBAT prima pela honestidade de suas afirmativas, no decorrer desta semana próxima passada, acompanhada de demais membros, esta diretoria esteve no local pré-destinado à instalação da central de hemodiálise de Tatuí, quando deparou-se com o quadro abaixo.

FOTO TIRADA NO DIA 16/11/2015
ÁREA DESTINADA À CONSTRUÇÃO, NO MOMENTO SEM MOVIMENTO ALGUM

A população tatuiana, principalmente pacientes e familiares de pacientes de hemodiálise, solicitam ao sr. prefeito agilizar as cobranças para com a empresa terceirizada que assumiu a construção desta central tão necessária a uma vida melhor para todos, pacientes e familiares.

Trabalhar pela salvação de uma só vida é um trabalho sem qualificação, elogios ou tudo o mais que dignifiquem o ser, imagine-se trabalhar por 70 ou mais vidas.

Rugby 1924

Rugby 1924, um veiculo pertencente ao Dr. Gualter Nunes, posteriormente adquirido pelo Sr. Nilson Vanni e doado à municipalidade tatuiana, durante anos permaneceu exposto ao lado do Museu Paulo Setúbal na praça Manoel Guedes nesta cidade de Tatuí. Certo dia, a praça amanheceu vazia, estranha, e constatou-se o seu desaparecimento daquele local, assim como anteriormente aconteceu com o busto do ex-presidente da República do Brasil, Dr. Getulio Dornelles Vargas, exposto na mesma praça.

A Diretoria do COBAT foi informada sobre mais este desaparecimento, quando ouviu pedidos de apoio para tentar sua localização. Oficios foram protocolados e nenhum deles merecedor de uma resposta por parte da Municipalidade, que esqueceu que o veículo faz parte do patrimônio público, e que hoje podemos apelar à Lei 12.527/15, a Lei de Acesso à Informação. Estivemos na Escola de Enfermagem, na Frota Municipal e na Fatec, em busca do veículo, pois as informações obtidas nos apontavam esses lugares. Finalmente, em 07 de janeiro de 2.013, a Diretoria do COBAT foi informada que o veículo se encontrava no Antigomobilismo Clube, ocasião em que recebemos convite para uma reunião no dia 8 de janeiro, no mesmo clube. Nessa reunião, soubemos que em 2.012, o veículo estava depositado como sucata na Secretaria de Obras, e que foi retirado dali pelo Antigomobilismo Clube mediante promessa de restauração às suas expensas e recolocação ao lado do Museu Paulo Setúbal dentro de uma redoma de vidro a ser doada pela Guardian – fábrica de vidros, conforme fomos informados. Parece que finalmente havia sido encontrada uma parceria para sua restauração, ou melhor dizendo, a municipalidade entraria com o veiculo e o clube de carros antigos com a sua restauração. Após a reunião acontecida entre representantes do COBAT e do Antigomobilismo, representando o COBAT, sentimos um alivio, pois nossa missão havia sido realizada, ou seja, o veiculo localizado e como brinde restaurado. Através da mídia escrita passamos essa informação à comunidade, ou seja, àqueles que haviam nos procurado quando o veículo desapareceu do museu. Considerando termos publicado nota nos jornais locais informando sobre a localização do RUGBY 1924, um dos únicos 4 existentes no globo terrestre.

No entanto, em meados de 2.013, fomos informados que a Municipalidade havia retirado o veículo do Antigomobilismo Clube e que o mesmo se encontrava em local incerto e não sabido. Voltamos às cobranças sobre o paradeiro do mesmo, cobranças ignoradas, feitas sem que a elas fosse dada alguma atenção por parte dos supostos responsáveis. Foi então que a Diretoria do COBAT achou por bem recorrer ao MP – Ministério Púbico, e assim foi feito. Note-se que desde 2.012 foram pedidas informações sobre o paradeiro do mesmo.

Tempos após a entrada no Ministério Público, recebemos um oficio nos informando que nossa queixa fora INDEFERIDA, uma vez que procurada, a Municipalidade informou à Procuradoria que o veiculo está em local seguro, aguardando parceria para restauração. Estranhamos a informação dada à Procuradoria, uma vez que parceria já havia sido encontrada. Quanto ao local informado ser seguro, não passa de um galpão, cercado por vidros em parte quebrados. Voltamos a indagar da prefeitura a localização do veiculo. Considerando que, a cada oficio protocolado na prefeitura a respeito do veiculo, só recebíamos silêncio, ou seja, nada. Optamos por RECORRER MAIS UMA VEZ, desta feita ao Conselho Superior do MP - Ministério Público. Da primeira vez, após termos dado entrada da queixa junto ao MP - Ministério Público, fomos informados que o veiculo se encontrava em um galpão no Vale da Lua. Considerando que esse é um dos 4 veículos da marca existentes no mundo, considerando que foi doado à municipalidade inteiro, acredito que deveria estar em um local reservado, sem estar servindo de depósito para latas de tinta, barras de ferro, cimento e outras coisas como se nota em fotos. Estivemos no local informado, localizamos o veículo, fotografamos o que resta do mesmo, e posso assegurar a quem me lê, nada mais que sucata – patrimônio público transformado em lixo. Provavelmente a reciclagem poderá aproveitar algumas peças. Qual foi o motivo que levou a retirada do museu? Por que foi retirado dali? Manutenção? Então por que não foi levado a uma oficina especializada ao invés de ser jogado na Secretaria de Obras após alguns giros pela cidade? Qual o motivo por quê posteriormente foi retirado doa Antigomobilismo, se a Prefeitura não teria condições para arcar com a despesa de restauração? Desentendimentos pessoais? O veículo foi entregue à comunidade inteiro como se via quando ao lado do museu. Hoje não passa de sucata. A quem caberá ressarcir a comunidade pelo prejuízo? Esqueceram que esse veículo passou a ser um patrimônio público, um bem publico que deveria ser preservado. Pelo oficio recebido do MP – Ministério Público fomos informados que, apesar do indeferimento da queixa, poderíamos recorrer ao Conselho Superior do Ministério Público e assim o fizemos. Estamos no aguardo do retorno. Afinal das contas é um bem público de altíssimo valor financeiro além do valor sentimental que não poderia ter sido descartado como foi. Aos responsáveis pelo estrago caberá a justificativa pelo desmazelo.

A Diretoria do COBAT está recrutando membros, venha a ser mais um deles. A comunidade precisa de vossos préstimos, venha trabalhar pela vossa rua, pelo vosso bairro, pela vossa Tatuí.

Lembramos que em 14 de dezembro/15 a FESTIVA COBAT e em 9 de janeiro de 2016, posse da nova diretoria para o biênio 2016/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário