sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Santa Casa e Pronto Socorro terão gestão clínica unificada, pela São Bento Saúde

Crédito Foto
Comunicação Tatuí - Evandro Ananias  
Novo sistema foi anunciado hoje pelo prefeito Manu em coletiva de imprensa

Depois de assumir a gestão médica e administrativa da Santa Casa de Misericórdia, juntamente com a Provedoria e a Prefeitura de Tatuí, a São Bento Saúde assume a gestão do Pronto Socorro Municipal. A medida tem como objetivo promover uma melhor integração entre o hospital e sua porta de entrada, oferecendo mais dinamismo e qualidade de atendimento aos pacientes. O anúncio oficial aconteceu na manhã desta sexta-feira, 2, em uma coletiva de imprensa que reuniu o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, o vice-prefeito Vicente Menezes, a gestora municipal de Saúde, Sandra Santos, a provedora da Santa Casa, Nanete Walti de Lima, e o responsável pela São Bento, Frei Bento Aguiar. 

A função do Pronto Socorro em um hospital, como o próprio nome diz, é atender pacientes que estejam em estado de urgência ou emergência. São pessoas que correm risco de morte, como acidentados, suspeita de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), fraturas e outras complicações, diz nota divulgada pela diretoria de comunicação da Prefeitura. 

Trata-se de um novo passo para reestruturação do PS, que começou nos primeiros dias de 2013, após uma forte chuva que alagou todo prédio e demonstrou sérios problemas estruturais. De lá pra cá, muita coisa mudou. O prédio foi totalmente revitalizado, um novo quadro de plantões fixos sempre com quadro médicos foi criada, além do sistema por classificação de risco, por cores, que indica a gravidade de cada paciente já no momento da primeira triagem. 

O convênio prevê funções bem específicas. Cabe à nova gestão suprir a demanda de serviços médicos sete dias por semana, 24 por dia, com quatro plantonistas fixos por período, com equipe de clínicos e emergencistas. Manter serviço de ortopedia, com pelo menos 40 consultas diárias, de segunda a sexta-feira; suprir demanda de oftalmologistas e buco-maxilo, entre outras atribuições, além de oferecer atendimento especializado no setor de pediatria unificado, com a Santa Casa, por 24 horas. 

A Secretaria Municipal de Saúde irá designar uma comissão de acompanhamento permanente que será responsável pela fiscalização do convênio, visando a qualidade no atendimento aos pacientes. ”Com uma gestão única entre Pronto Socorro e o complexo hospitalar será possível ofertar um atendimento humanizado e de qualidade aos usuários que buscam atendimento pelo SUS. Será possível também abrir as portas do hospital para novos convênios, que possam gerar receita para o equilíbrio da contas da Santa Casa”, explica Carlos Eduardo Camargo, que é gestor da São Bento Saúde. 

O novo modelo de gestão da Santa Casa, implantado em julho deste ano, já vem rendendo frutos. Além de impedir o fechamento do hospital diante da maior crise da história da filantrópica, a administração já conseguiu deixar em dia a folha de pagamento e cesta-básica dos funcionários, conseguiu novas receitas, R$ 220 mil para serviço de retaguarda da Maternidade de Cerquilho, além do “Santa Casa Saúde” que está prestes a liberar R$ 149 mil mensais para manutenção e custeio.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que o Pronto Socorro foi tema importante da disputa eleitoral de 2012. “Durante as últimas eleições, o ponto central dos debates foi o Pronto Socorro Municipal. Nossos adversários queriam fechá-lo, mudar de lugar. Fato que poderia gerar inclusive mortes. Nós assumimos o compromisso de mantê-lo junto à Santa Casa. E hoje, depois de diversas melhorias na estrutura física e no corpo clínico, anunciamos a unificação dos serviços entre o Pronto Socorro e a Santa Casa, que hoje passam a ter a gestão médica e administrativa especializada através da São Bento Saúde. Além de ampliar o atendimento em setores essenciais como a pediatria, vamos abrir a porta do hospital para novos planos de saúde. E cuidar para que fique cada dia mais forte, Santa Casa e Pronto Socorro juntos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário