quinta-feira, 18 de junho de 2015

Tatuí realiza Conferência Municipal de Saúde nesta sexta-feira

Debates serão divididos em oito eixos programáticos 

Nesta sexta-feira, 19, o município irá promover a quinta edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto ao público, está programado para o auditório do Nebam Ayrton Senna, na Rua Oracy Gomes, em frente da Associação XI de Agosto, das 8h às 17h. A iniciativa é da Prefeitura de Tatuí, Secretaria e Conselho Municipal de Saúde.

O tema escolhido para os debates e exposições é "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". A conferência tem o objetivo de mobilizar a população a avaliar a situação da saúde no município e elaborar propostas de melhorias. Além disso, serão eleitos delegados que irão representar a cidade de Tatuí na conferência estadual, que acontece em julho.

O credenciamento acontece já a partir das 8h. Em seguida, às 9h, diversas palestras e exposições serão realizadas. A conferência será dividida em oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, o médico FÁbio José Fucci, a realização das conferências municipais, além de uma exigência do Governo Federal, é também um espaço destinado ao debate da população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde no município. “É de extrema importância que a população esteja presente e participe, pois é a partir desta ferramenta que apresentar e discutir propostas que visam melhorar o sistema de saúde pública no município”, comentou.

Já o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que a conferência está em consonância com a atual política pública do setor, que tem como ponto central ouvir a população, suas opiniões e necessidades. “Na semana passada, implantamos urnas de sugestões em todas as unidades básicas de saúde justamente para coletar as impressões da nossa população sobre o sistema público, os avanços e as dificuldades. A conferência nada mais é que um fórum para discutir essas questões”, explicou .

Nenhum comentário:

Postar um comentário