sexta-feira, 19 de junho de 2015

Por que o vereador José Franson leu receita de bolo na última sessão?

Nota sobre a finalidade da leitura da receita de bolo, pelo vereador José Franson, na tribuna da câmara municipal, nesta terça-feira 16/06/14.
José Franson

Foi a maneira que encontrei de chamar atenção da população Tatuiana para a mediocridade e irrelevância dos assuntos que tem sido debatidos na Câmara Municipal, e sobretudo para alertar a todos os cidadãos sobre o anacronismo da instituição legislativa municipal e a inutilidade prática dos vereadores para promover o bem comum e a democracia.

Para compreensão desta inutilidade, se faz necessário entender como funciona o sistema atual de poder municipal. A evolução da legislação que formatou o modelo atual de exercício do poder, foi idealizado e implementado pelas elites econômicas, pelos ricos e poderosos, que depositaram na figura do prefeito a função de imperador absoluto. Todas as diretrizes e decisões relevantes cabem ao prefeito, que sempre é manipulado, de comum acordo, pelos os ricos e poderosos da cidade, ficando a figura dos vereadores como meros coadjuvantes, pior ainda, como meros carimbadores das decisões do prefeito.

Aí está a raiz da corrupção, da má gestão, e do porque os impostos pagos pelos cidadãos não resultam em efetivos benefícios. Aí a raiz porque, embora arrecadando muito, pouquíssimo é feito em benefício comum, e quase nada em benefício efetivo para os mais necessitados.

Nenhuma mudança será feita sem pressão popular contundente, e as pessoas de bem, devem procurar novos caminhos para reformar de fato as instituições, para isto não tenho receita pronta.

Embora a leitura da receita de bolo tenha este clamor como fundamento, a atitude foi desencadeada pela total falta de liberdade de expressão, virtual censura. imposta a todos os vereadores, que por força de normas regimentais impedem o vereador de expressar livremente sobre temas que julgar relevantes. Desde o início deste ano a pauta da Câmara Municipal de Tatuí está trancada, impedindo que todos os vereadores possam falar sobre o assunto que encontrar conveniente, ficando restrito a comentar requerimentos e projetos de lei, que por força da legislação vigente, quase nada mudam de fato na condução de melhorias reais para o cidadão comum. 

Para que o vereador possa ter a liberdade de expressão, pelo menos possa falar sobre tema livre, sobre o que julgar importante, este o motivo da leitura da receita de bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário