quarta-feira, 24 de junho de 2015

Estrutura do Centro de Hemodiálise de Tatuí já está em construção

O próximo sábado, 27, será um dia histórico para Tatuí. Depois de décadas de espera, o município terá, finalmente, o seu Centro de Hemodiálise. O lançamento da pedra fundamental da obra acontecerá às 11h, na área localizada no Residencial Guedes, à Rua Air Gonçalves da Rocha, 100.

O Centro de Hemodiálise contará com 30 máquinas para hemodiálise e terá uma capacidade nos primeiros seis meses para atender 60 pacientes por dia. No final do primeiro ano de atividade, a capacidade será duplicada para 120 atendimentos diários.

A unidade está sendo formatada para ser referência nacional em hemodiálise e diálise peritoneal. Para tanto, contará também com um centro de convivência e uma cozinha experimental que servirá tanto para o paciente dialítico como para seus familiares. “Contará com o que existe de mais avançado nessa área, suporte assistencial altamente individualizado, além de oferecer orientação nutricional. Trata-se de um serviço de vanguarda que iremos oferecer à população de Tatuí e região”, destaca o médico nefrologista Alcyr Ferrari, responsável técnico pela futura clínica.

O tratamento da água para hemodiálise será inovador. Denominado como “osmose reversa de duplo passo”, garantirá a pureza extrema da água do processo. A empresa que está implantando o centro no município é a Nefrotat Cuidados Renais, que já atua há mais de 18 anos, em Lins.

A clínica já está sendo construída inteiramente em estrutura metálica, por uma empresa especializada de Lençóis Paulista. A montagem será feita a partir de peças pré-moldadas, que contemplam alicerce, colunas de sustentação, cobertura e telhado. A expectativa é que a partir de novembro essa estrutura já esteja instalada e seja preenchida pela parte de alvenaria e acabamento. A unidade terá área de 5.100 metros quadrados, com total construído de 1.400 metros quadrados. A inauguração está programada para 2016.

Hoje, cerca de 70 pessoas do município utilizam esse serviço através do Sistema Único de Saúde. Mas, hoje são obrigadas a viajar para Itapetininga, Sorocaba, Itu e até mesmo para Osasco, para passar pelo tratamento.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que o Centro de Hemodiálise é mais que um compromisso de campanha, é um sonho de toda população tatuiana. Trata-se de uma grande conquista que traz ainda uma novidade administrativa adotada pela primeira vez na história de Tatuí: uma Parceria Público Privada, que irá diminuir significativamente o investimento municipal e garantir o atendimento gratuito esperado há anos pela população. “O capital investido será privado. A Prefeitura entrou com a articulação do pré-credenciamento, credenciamento e custeio das etapas iniciais. Estamos implementando um novo modelo de gestão com conquistas e, acima de tudo, com ética, transparência e zelo pelo recurso público”, finalizou.

Hemodiálise - A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário