terça-feira, 30 de junho de 2015

artigo / Discurso do presidente do COBAT na Tribuna Livre da Câmara

Sr. Presidente, senhores vereadores, membros do COBAT, demais cidadãos aqui presentes. Boa noite.

É para mim, na qualidade de presidente do Conselho de Bairro de Tatuí - COBAT, motivo de muita satisfação estar usando esta tribuna nesta noite. O motivo desta minha satisfação será explicado a seguir. 

Através do nosso Oficio COBAT- 022 DE 06/02/2007, sugerimos à municipalidade estudar a possibilidade de fazer uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, voltada ao atendimento daqueles pacientes de hemodiálise já existentes.

Desde então, dezenas de ofícios reivindicando uma central de hemodialise para Tatuí foram emitidos e enviados a todos os órgãos envolvidos no caso, ou seja, órgãos municipais, estaduais e federais. No decorrer desse período, recebemos informações desanimadoras, como uma que nos dizia que “uma central de hemodiálises” viera para Tatuí, mas, a exemplo de outros órgãos, tinha sido montada em Itapetininga. Não esqueçamos que Tatuí, hoje, não tem um IML – Instituto Médico Legal, um SVO – Serviço de Verificação de Óbitos, um Posto Fiscal, um destacamento do Tiro de Guerra, e outros, por falta de empenho politico de nossos governantes, que deixaram esses órgãos serem levados a outras cidades. Desde 2001, tem sido reivindicado asfaltamento da vicinal Tatui-Laranjal Paulista, e até hoje, apesar dos oficios protocolados, das reuniões com o ex-prefeito, a estrada continua da mesma forma. Bastava um convenio com o DER.

Uma outra informação nos dizia que Tatuí não tinha estrutura para manter uma central de hemodiálises. Em 14/11/2011, ao fazermos nossa reunião mensal, recebemos a visita do sr. Walter Campos e esposa, bem como do sr. Adriano Soares Vieira, o primeiro paciente de hemodiálise e o segundo filho de paciente, já falecido. Na ocasião, tínhamos por volta de 71 pacientes viajando dia sim, dia não, às cidades vizinhas, para o tratamento. O interessante é que desses 71 pacientes, apenas o sr. Walter Campos se dispôs a nos procurar e a manter contato a respeito dessa tão esperada central de hemodiálises. Parece mesmo que esses pacientes tinham pavor quando pensavam em procurar pelo COBAT. Ninguém mais se manifestou, apesar de termos certeza que todos torciam para que tivéssemos êxito na empreitada.. O COBAT continuou suas cobranças através oficios, abaixo-assinado foi feito, conseguimos mais de 4.000 assinaturas. 

Em 27/03/2012, estivemos nesta Câmara Municipal portando faixas reivindicatórias. Os srs vereadores (dentre eles, o atual prefeito e vice) se dispuseram a enviar oficio de apoio à nossa causa ao Secretário Estadual da Saúde, como foi feito. Reivindicações foram feitas em prol de uma central de hemodiálises para Tatuí. Através de oficios, comentávamos que além de minorar o sofrimento de nossos pacientes que saíam e continuam saindo daqui pela madrugada, gastando 2 horas para ida, mais 2 horas para volta, além das 4 ou 6 horas acoplados às maquinas que lhes tira e devolve o sangue, sempre juntos a um acompanhante, com certeza serão beneficiados sendo tratados aqui, pois acabará o suplicio das viagens em dias alternados, a prefeitura ganhará, pois poderá utilizar o serviço dos motoristas em outros locais, ganhará no gasto do combustível, bem como no desgaste dos veículos. Atendendo paralelamente pacientes de outros locais, Tatuí estará sendo beneficiada pelo consumo feito pelos acompanhantes desses pacientes que certamente virão de outras localidades.

Chegamos à campanha politica de 2.012. Tivemos 4 candidatos a prefeito. Todos empunharam a bandeira da hemodiálise como projeto a ser cumprido se eleitos fossem. O tempo passou, um deles foi eleito, porém, o COBAT não deixou de cobrar a instalação de uma central de hemodiálises, continuou na cobrança para cumprir aquele compromisso assumido em 2011 com o sr. Walter Campos e em beneficio aos demais conterrâneos. Finalmente, decorridos 2 anos e meio de sua eleição, o prefeito José Manuel Correia Coelho, popularmente conhecido como Manu, entrega a todos nós este presente que nada mais é senão a oportunidade de presenciarmos o lançamento da pedra fundamental que dará origem à nossa central de hemodiálises. Sei que nossos pacientes estão felizes, aguardando o breve inicio e término dessa construção, bem como o inicio do atendimento aqui em Tatuí. Viagens, só a passeio. 

Neste 27 de junho de 2.015, a partir das 11,00 horas, participamos de um evento que deixou,  não apenas a nós membros do COBAT felizes, mas a todos os pacientes de hemodiálises e parentes pelo anúncio do inicio da construção de uma central de hemodiálises. Infelizmente, a frequência deixou a desejar, lá estavam presentes apenas 2 vereadores de 17, alguns médicos, as atuais responsáveis pela saúde em Tatuí, o sr. Vice-Prefeito, vários membros do COBAT, funcionários do Departamento de Comunicações, membros da guarda civil municipal, Secretária da Educação, presidente do Conseg, Dr. Alcyr Ferrari, que é o dono da clinica a ser instalada, um pastor evangélico, membros da imprensa e outros cidadãos. Na verdade, um número reduzidíssimo de pessoas, em comparação com o tamanho do beneficio a ser entregue à cidade onde vivem com certeza os familiares de toda a comunidade. Acreditamos que, para um evento desta proporção, devem ser esquecidas aptidões políticas e, ao mesmo tempo, se pensar num bem comum que está vindo para a cidade. Hoje, o cidadão pode não necessitar desse serviço, mas quem garantirá que no futuro também não? Então, partidos políticos, opiniões sobre este ou aquele político, para o lixo. Pensemos apenas no bem comum. Venha participar do COBAT, assim você aprenderá a pensar como a gente, visto que o COBAT não se apega a interesses financeiros, não é vinculado e não se apega a nenhum credo religioso, além de ser apolítico-partidário. Aqui você é livre para viver a vossa vida, ter vossas opiniões pessoais, desde que não envolva o COBAT nelas.

Desde 2006, nos dispusemos a levantar esta bandeira. Cinco anos depois, ou seja, em 2011 fomos convidados a manter a caminhada de cobranças. Finalmente, 8 anos depois, vemos o nosso sonho e de dezenas de pessoas acontecer. Encontramos, sim, pedras no caminho, tentando nos fazer desviar da rota planejada, fomos persistentes e hoje vemos meio caminho andado. A pedra foi lançada, segundo informações as armações estão sendo construídas. 

Desta forma, na qualidade de presidente, deixo aqui em nome dos membros do COBAT, em nome dos pacientes de hemodiálises e acompanhantes, os sinceros parabéns a todos aqueles que se preocupam com a saúde e o bem estar de seu próximo, do seu conterrâneo. Obrigado, sr. Prefeito, obrigado ao Dr. Alcyr Ferrari, por ingressar nesta empreitada, obrigado a todos os envolvidos. 

Antonio de Pádua Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário