segunda-feira, 4 de maio de 2015

Teatro Procópio Ferreira recebe quatro espetáculos de teatro no próximo final de semana

O teatro Procópio Ferreira, espaço do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebe quatro espetáculos gratuitos de teatro nos próximos sábado e domingo, dias 16 e 17. A série de apresentações conta com espetáculo convidado e, também, com uma mostra do curso de direção teatral que traz os resultados do último ano letivo.

A série de apresentações inicia-se no sábado, 16, ás 17, com o espetáculo “Pra Lavrar”, coordenado pela Cia. Ímpares de Teatro. Na produção, peças de roupas tomam o lugar das palavras que são lavadas aos olhos do público. Enquanto os atores/bailarinos ensinam receitas para lavar as palavras e declamam poesias de Viviane Mosé, o espaço se transforma. As palavras são penduradas num varal, depois que são devidamente lavadas. “O espetáculo propõe um grande mergulho no próprio vocabulário e um encontro com a poesia que vive no interior de cada pessoa”, afirmam André Kaires e Vinícius Oliveira, que integram o elenco do espetáculo.

A Cia. Ímpares é formada por André Kaires, formado pelo Conservatório de Tatuí, e Vinicius de Oliveira, aluno do primeiro ano do curso de artes cênicas da instituição. A motivação que deu origem à companhia surgiu da busca por um resultado poético unindo a dança e o teatro.

Ainda no sábado, 16, às 20h30, será apresentado "Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste", espetáculo produzido no ano passado, dentro do curso de direção teatral. Dirigido por Rose Tureck, o espetáculo tem texto de Newton Moreno adaptado pela própria diretora. A direção musical é de Lala Nelly e o elenco é formado por dez atores e três músicos: Beatriz Lopes, Claudio Teles, Jeferson Rodrigues, Maria Carolina Taddei, Mira Ribeiro, Nicoli Costa, Rodrigo Vieira, William Rocha, Vinicius Oliveira, Lala Nelly, Wender Campi e Nando Colina, tendo Ju Assis como atriz convidada. A cenografia e iluminação são de Jorge Colina.

A partir de pesquisas sobre os temas “preconceito” e “intolerância”, a diretora deparou-se com “Agreste Malva Rosa”, de Newton Moreno. “O texto, além de nos encantar com sua poesia, apresenta o amor incondicional entre duas pessoas e infelizmente nos revela o quanto o ser humano pode ser terrível em suas ações, principalmente quando está diante de uma situação que foge de seu conhecimento ou de suas convicções”, diz ela. “Depois da adequação do texto e das leituras, optou-se pela encenação não realista, aproveitando a obra que é narrativa, abrindo leques de possibilidades na encenação”, afirma.

Domingo, 17

No domingo, 17, outros dois espetáculos serão apresentados a partir das 19h, ambos resultado do curso de direção teatral.

O primeiro a ser apresentado será "Fragmentos Sobre a Liberdade", adaptação do texto "Liberdade Liberdade", de Millôr Fernandes, com direção de Ana Zilinskas. Com elenco formado por Iuri Proença e Nathalie Abreu, a peça traça um painel de luta pela liberdade percorrendo momentos importantes da história. “Os temas variam do dramático ao cômico, do discurso mais político ao mais explícito lirismo poético, todos concentrados num mesmo tema: a liberdade, pela qual homens e mulheres são capazes de sacrificarem suas vidas”, descreve Ana Zilinskas.

A seguir, será apresentado “Um Recorte de Dois Perdidos Numa Noite Suja", adaptado do texto de Plínio Marcos com direção de Ronaldo Almeida. No espetáculo, Paco e Tonho dividem um quarto em uma hospedaria. “Durante o dia os dois trabalham como carregadores na zona portuária, mas diferenças entre eles os fazem entrar em conflitos, os levando ao limite”, destaca o diretor. No elenco da peça estão Fabiano Amancio e Rodrigo Cotrim.

SERVIÇO
Espetáculo de Teatro "Pra Lavrar"
16.05.2015 . Sábado . 17h
Cia. Ímpares, coordenação
Espetáculo "Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste"
16.05.2015 . Sábado . 20h30
Rose Tureck, direção
"Fragmentos Sobre a Liberdade" (Ana Zilinskas, direção); “Um Recorte de Dois Perdidos Numa Noite Suja" (Ronaldo Almeida, direção)
17.05.2015 . Domingo . 19h
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, ou momentos antes do evento, na bilheteria do teatro.
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário