quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tatuí realiza mutirão de vacinação contra a gripe neste sábado

Imunização gratuita segue em todos os postos de saúde até o dia 29 de maio

A Secretaria Municipal de Saúde prepara para sábado, 9, um plantão especial de vacinação contra a gripe. Para tanto, um estande especial será montado em plena Praça da Matriz. A imunização gratuita estará disponível das 9h às 13h. Ao todo, 100 profissionais estarão envolvidos na mobilização, que acontecerá também nas unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 16h.

A vacinação é destinada aos idosos com idade acima dos 60 anos, gestantes e crianças, entre os seis meses e dois anos, mulheres que deram à luz a menos de 45 dias, profissionais da área da saúde e doentes crônicos.

Maio é o mês dedicado à campanha contra a gripe que chega à sua 17ª edição em 2015. A vacina segue disponível em todas as unidades básicas de saúde, da zona urbana e rural, até o próximo dia 29. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para os postos da área urbana, e nos mesmos dias, das 8h às 13h, nas unidades rurais. Para receber as doses será necessária a apresentação da carteira de vacinação e documento de identidade.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias. “As ações contra a influenza vêm conseguindo ao longo dos anos, em todo o país, reduzir drasticamente o número de internações decorrentes de doenças respiratórias”, argumenta.

A Secretária de Saúde, Cecília Oliveira França, espera alcançar a meta de vacinar 80% da população alvo da campanha. “Esperamos vacinar cerca 37 mil pessoas. É importante que a população não deixe para os últimos dias da campanha para se imunizar já que a vacina tem uma janela imunológica de 15 dias e o inverno se aproxima. O tempo seco e frio torna mais propício o contágio”, explica.

A gripe ou influenza é uma doença viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir ou espirrar. Embora considerada banal, a enfermidade está associada a complicações bacterianas que podem ser mortais em alguns casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário