quinta-feira, 14 de maio de 2015

Em Itapetininga, estátua de autor de 'O Menino da Porteira' é queimada



Imagem foi vandalizada antes mesmo da inauguração.

Estátua é homenagem ao Teddy Vieira, autor de sucessos da cidade.


Estátua foi queimada de manhã e restaurada à tarde (Foto: Caio Gomes Silveira/G1)

A estátua em homenagem aos 50 anos de morte do violeiro e compositor de "O Menino da Porteira" e "Rei do Gado", Teddy Vieira, foi queimada nesta quarta-feira (13) antes mesmo da inauguração, prevista para o dia 17 de maio, em Itapetininga (SP), cidade natal do músico. O idealizador do projeto e presidente do Museu da Imagem e do Som (MIS) da cidade, Roberto Soares Hungria, lamentou o vandalismo.

A estátua, que custou R$ 24 mil e foi paga por patrocinadores, pegou fogo no local onde foi instalada, na Praça Largo dos Amores, no Centro. A peça já está fixada, porém, sacos pretos tampavam a escultura para gerar “curiosidade” antes da inauguração, segundo o escultor tatuiano Claudio Camargo. A escultura foi restaurada pelo criador da peça na tarde desta quarta.

O fogo atingiu a base da estátua. “O fogo começou pelos pés da escultura e se espalhou apenas pelos sacos. O plástico grudou na escultura. Para restaurar, retirei o plástico, lixei a parte queimada e dei uma nova mão de tinta”, explica Camargo.

A peça foi instalada em uma das principais praças da cidade para lembrar o trabalho do músico, já que pesquisa do MIS em 2014 apontou que 80% dos entrevistados não sabiam quem era o compositor e músico. “Entrevistamos mais de 200 pessoas na área central de Itapetininga e essa pesquisa apontou que só dois a cada 10 moradores conhecem o compositor. É um número muito baixo”, lamenta.

A música "O Menino da Porteira" foi gravada por diversos cantores sertanejos, mas ficou mais conhecida na voz do cantor Sérgio Reis. A novela "O Rei do Gado" foi inspirada na canção de Teddy, "Rei do Gado".

Segundo Hungria, a medida tem o objetivo de “fazer reviver quem já estava esquecido. Além de homenagear o ídolo e a família, uma obra em um dos principais pontos do município vai fazer as pessoas conhecerem o artista. É uma forma de resgatar o orgulho dos moradores, de melhorar a autoestima da cidade. Saber que um artista de sua cidade tem uma música que inspirou uma novela da Globo massageia o ego”, afirma.

O evento de inauguração da estátua contará ainda com a presença de Sérgio Reis, informou a organização do evento.

Idealizador diz que estátua vai resgatar a história de um ícone da cidade (Foto: Caio Gomes Silveira/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário