quarta-feira, 1 de abril de 2015

Procissão de Tatuí a Pirapora do Bom Jesus completa 50 anos

Uma procissão realizada em Tatuí com destino ao Santuário do Senhor Bom Jesus, em Pirapora do Bom Jesus (SP), completa 50 anos em 2015. O grupo caminhará mais de 100 quilômetros em quatro dias: saíram nesta terça-feira (31) e chegarão ao destino na sexta-feira (3), para as celebrações da Paixão de Cristo.

Os fiéis se revezavam para levar o andor do Senhor Bom Jesus. Tudo começou quando o pai do comerciante José Claudio Bernardo fez uma promessa para que a colheitadeira de milho não estragasse antes da colheita. Com isso, ele resolveu não trabalhar na Semana Santa e caminhar até Pirapora do Bom Jesus. “Começou com ele e mais dois funcionários. Essa romaria foi crescendo chegando a contar com 300 pessoas na década de 70. Tenho muito a agradecer a tudo que Bom Jesus fez por mim”, reflete José.

A primeira parada dos fiéis foi em uma igreja no Bairro Americana, ainda em Tatuí. Depois do almoço e da benção eles seguirão viagem por mais 130 quilômetros. “A perna cansa mas a gente consegue pela fé”, comenta o estudante Igor Marcelo.

Ainda serão feitas mais três paradas até chegar ao destino para as celebrações. O aposentado Reinaldo Amaral é um dos que vão carregar uma cruz que pesa quase 90 quilos e tem sete metros de comprimento até o destino. “Durante o dia tem bastante gente, quando chega a madrugada tem duas ou três pessoas que carregam, pelo menos é mais fresco”, conta.

Muitos romeiros vão até Pirapora do Bom Jesus porque na cidade foi descoberta, em 1725, a imagem do Bom Jesus em uma corredeira. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, 600 mil pessoas visitam Pirapora todos os anos.
(Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário