quinta-feira, 30 de abril de 2015

Orquestra Juvenil do Conservatório de Tatuí apresenta-se dia 7, com entrada franca

A Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, faz seu primeiro concerto do ano na próxima quinta-feira, dia 7, às 20h30, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). Formada por 30 alunos da área de cordas sinfônicas – dos cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo – a orquestra apresentará os resultados de seus primeiros meses de estudos. A entrada é franca.

A Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí tem regência de Dario Sotelo. O regente assistente é Giovani Briguente. Para a primeira apresentação do ano o grupo selecionou obras de Edward Huws Jones (“Day of the Dolphin”, em cinco movimentos), de Hajdu Mihály (“Eight Etudes for Junior String Orchestra”), A. Corelli (“Concerto Grosso em D”, em quatro movimentos, com solos de Martha Azevedo, Rafael Gonçalves Sanche e Samuel Lazala), E. Mahle (“Concertino para Violino”, em três movimentos, com solos de Samuel Oliveira Takehara) e Gustav Holst (“Brook Green Suite”, em três movimentos).

O grupo é formado por alunos da área de cordas sinfônicas que estudam do 7º ao 10º semestre de seus respectivos cursos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Sendo um grupo pedagógico, sua finalidade é preparar o aluno para ser um profissional completo, desenvolvendo habilidades técnicas individuais em seus instrumentos, habilidades de conjunto e habilidades artísticas.

O grupo tem como coordenador Dario Sotelo que, com ampla experiência como músico, professor, maestro e coordenador da área de cordas, desenvolve processos interativos e prazerosos de aprendizagem em seus ensaios, combinando formação primorosa desses futuros profissionais a um ambiente prazeroso e de grande satisfação.

O repertório é amplamente diversificado, indo das obras barrocas indispensáveis para o desenvolvimento das cordas e chegando a obras contemporâneas de escrita não tão praticadas. O repertório também é composto de obras de compositores brasileiros renomados.

A orquestra conta com um sistema de funcionamento dinâmico. Além do regente, tem a constante presença de um estagiário em regência, que dá apoio ao regente e aos alunos na organização do grupo além de fazer eventuais ensaios. A Orquestra Juvenil faz, em todo início de semestre, um teste de estante, tal qual os grupos profissionais, para definir quem será chefe de naipe e a ordem das estantes. Além disso, promove audições internas para a escolha de solistas, dando ao aluno a oportunidade de fazer solo frente à orquestra.

Nesta primeira apresentação, ela será integrada por Samuel Oliveira Takehara, Samuel Gomes Ferraz, Marta Azevedo, Gustavo Barbosa, Otávio Dornelas, Abraham Joel Pérez Narreu, Sergio David Cuba Corrales, Rafael Gonçalves Sanche, Lucas Soares, Maria Laura Gomes, Heitor Salesse, Sophia Paiva, Osmar de Almeida Júnior, Michael Machado, Gabriel Santos de Paula, Lucas Gabriel Dória Santos e Isis Isadora Moraes Soares (violinos); André da Silva Andrade, Carlos Augusto Oliveira, Ana Laura Ferreira, Kaique Soares Vieira, Sadraque Kraievski, Leonardo dos Santos Camargo e Brenda Dias Borges (violas); Samuel Dias Lazala, Rebeca Montanha Pinto, Ariane Tiago, Victor Ambrosino Martins e Giovanna Coelho de Camargo (violoncelos); Victor Prado dos Santos (contrabaixo).

SERVIÇO
Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí
Data: 07 de Maio de 2015 – Quinta-feira
Horário: 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta-feira, das 17h às 19h, ou momentos antes do evento, na bilheteria do teatro.
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário