sexta-feira, 3 de abril de 2015

'Lixão' reúne de restos de caixão a móvel velho em Tatuí, diz população

Moradores também se preocupam com possíveis criadouros de dengue.
Prefeitura afirmou que começou a limpar o local ainda na quinta-feira (2).

Restos de caixão são encontrados em 'lixão' em Tatuí (Foto: Reprodução/ TV TEM)

G1 - Restos de caixões que seriam do Cemitério Municipal são descartados em um "lixão" no Bairro do Gramado, em Tatuí (SP), dizem moradores. Segundo a população, caminhões do próprio município descarregam lixo na área que pertence à prefeitura. O Executivo afirmou que abriu sindicância para apurar as responsabilidades do fato e que começou na quinta-feira (2) a limpar o local que ainda tem móveis velhos e lixo orgânico.

Para a aposentada Geraldina Santos, o descarte de restos de caixões no local gera indignação. “Tem até anjinhos de porcelana e as flores do cemitério, além de beiradas dos caixões, panos. Me sinto arrasada, um lixo no lixo”, reclama.

A aposentada Marilene dos Santos diz que a sujeira contrasta com o cenário bonito ao redor. Ela, que mora em frente ao "lixão", veio da capital em busca de tranquilidade, mas não imaginava ter que conviver com tamanho desconforto. “Cheira mal, quando saio de casa e está ventando vem o cheiro para cima da gente. Aparece rato aqui, o que não existia antigamente. Tem cachorro e outros bichos mortos lá”, afirma.

Móveis velhos também foram despejados na área da prefeitura (Foto: Andressa Borzillo/ TV TEM)

No fim do ano passado a prefeitura prometeu melhorias para o bairro: informou que colocaria placas orientando o que poderia ser despejado na área, e que máquinas reciclariam resíduos no terreno. Atualmente ambos não estão sendo cumpridos, segundo moradores. “A promessa era trazer material de construção, reciclar e usar o material para cascalhar as ruas. Só que até agora o material reciclado por eles foi para outro lugar, mas não usado aqui”, lembra o aposentado Almir Salera.

A preocupação dos moradores também é com a dengue. O aposentado Teodósio de Oliveira acredita que com tanto lixo acumulado o que não faltam são possíveis criadouros do mosquito. “Nossa preocupação é a dengue aqui no bairro. Qualquer vasilha junta água e causará a dengue.”

Além da limpeza no local, a Prefeitura de Tatuí também definiu o aumento da segurança e da fiscalização para evitar que a população deposite lixo e entulho sem autorização prévia no local.

Moradores temem proliferação de mosquito da dengue na área (Foto: Andressa Borzillo/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário