quarta-feira, 8 de abril de 2015

Índios da etnia Kuikuro abrem 'oca' para intercâmbio cultural em Tatuí

Nativos são do Mato Grosso e estão acampados em sítio na cidade.
Indígenas mostram peças artesanais e ensinam a língua a visitantes.


Do G1 - Índios acampados em um sítio em Tatuí fazem um intercâmbio com alunos de escolas da região e grupos da terceira idade interessados pela cultura indígena. Nativos da etnia Kuikuro, da região do Alto Xingu, no Mato Grosso, mostram o interior de uma oca, réplica de onde moram, além de peças artesanais produzidas por eles. Há ainda ensinamentos da língua nativa.

Representante Yamalui Kuikuro e mulheres da tribo (Foto: Carlos Alberto Soares/ TV TEM)

O representante do grupo, o pesquisador indígena Yamalui Kuikuro, sempre recebe as visitas com um traje de festa da tribo. “Para mim é uma honra estar com eles. Eu gosto de ensinar as pessoas sobre nossa cultura. Vou ensiná-los também, falar muita coisa sobre os índios”, afirma.

Os indígenas ficarão cerca de um mês no local. Durante este tempo, receberão a visita de vários grupos da região. Itens que mais chamaram a atenção de um grupo de alunos que visitou o local foram o arco e flecha e uma cadeira em formato de tamanduá.

A coordenadora de escola Cíntia Dezotti Luiz também se surpreendeu com a experiência. “Elas [as crianças] estão aprendendo uma nova maneira de viver, diferente da delas. Com os índios elas vão crescendo e conhecendo coisas diferentes”, conta.

O responsável pela interação de escolas e índios é Flávio Medeiros. Ele já esteve no Xingu e afirma que o contato enriquece o conhecimento. “Essa visita complementa o que o professor já passou. E o mais interessante é que as dúvidas são tiradas pelos índios”, conclui.

Arco e flecha indígena fez sucesso entre crianças (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário