terça-feira, 7 de abril de 2015

Família diz que paciente morreu por falta de equipamento de hemodiálise

Do G1- Um homem de 81 anos morreu no pronto-socorro (PS) de Tatuí por falta de equipamento para realizar a hemodiálise nesta terça-feira (7), segundo a família. O paciente Pedro de Lima estava internado há quatro dias na unidade e, de acordo com parentes, médicos disseram que a morte teria sido evitada se o procedimento adequado fosse feito a tempo. O PS disse que não dispõe de aparelhagem para realizar o trabalho. Ainda conforme a mesma nota, a entidade ressaltou que Lima chegou ao local em estado muito grave e não foi possível salvá-lo.

Filha do paciente morto nesta manhã, Sebastiana de Lima Cardoso conta que nunca conseguiu tratamento para o pai em Tatuí. Segundo a dona de casa, ele fazia o procedimento três vezes por semana quando era levado a Itapetininga. Ela afirma que após dar entrada na unidade, várias desculpas foram dadas para que a hemodiálise não fosse realizada.

“Descaso atrás de descaso. Primeiro eles falaram que a máquina não existia e depois alguém disse que tinha, mas que o aparelho estava sendo utilizado. Mais tarde comunicaram que não tinha equipe especializada. Cada hora uma coisa”, reclama Sebastiana.

A filha ainda lembra que há tempos ouvia falar do Centro de Hemodiálise da prefeitura, mas que não viu o prédio. “Propaganda enganosa, porque não teve proveito nenhum disso. Esse sofrimento não vai ter volta, outra pessoa vai precisar dessa máquina e vai acontecer isso novamente”, alerta.

Para a aposentada Lázara dos Santos Pinto, que tem consulta marcada daqui a dois meses, é uma humilhação passar por uma situação como a da família Lima. “Judiação, porque é um direito da gente que pagou por isso toda a vida”, comenta.

Resposta do PS
O pronto-socorro informou que, ao contrário do que a filha do paciente relatou, conseguiu vaga na Santa Casa de Tatuí, que oferece essa especialidade exclusivamente aos pacientes da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e no Centro de Referência em Itapetininga.
(Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário