segunda-feira, 6 de abril de 2015

Fabio Luz traz a Tatuí ‘Cinema antigo com piano ao vivo’, dia 23, com entrada franca

Do G1- O pianista brasileiro radicado na Itália Fabio Luz apresenta no próximo dia 23 de abril o espetáculo “Cinema antigo com piano ao vivo”. A apresentação gratuita acontece a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira.

Além de Tatuí, o concerto poderá ser visto em Sorocaba (dia 10 de abril, 20h30, Sala Fundec); São Paulo (dia 12, 11h e 16h, Centro Cultural Vergueiro); Rio de Janeiro (dias 14, 21h, e 15, 17h, Cinema Estação Botafogo) e Porto Alegre (dia 19, Santander Cultural, 19h).

“Cinema antigo com piano ao vivo” tem direção de Jacob Moe e apresentação dos filmes “As Aventuras de Villar” e “O Mágico de Atenas”, tendo Fabio Luz ao piano. A ideia de apresentar esses dois filmes gregos raramente vistos, produzidos nos anos 20 com música brasileira do mesmo período – obras para piano de Ernesto Nazareth e Heitor Villa-Lobos – surgiu da colaboração de Fabio Luz com Jacob Moe para o espetáculo de abertura do anual “Syros International Film Festival”. “Como parte do programa do Paradise Festival que a Fundação Franz Liszt realizou em julho de 2014 em Siros, capital das ilhas Cíclades, o espetáculo – tal como Nazareth o fizera em seu tempo, no Cinema Odeon do Rio de Janeiro - teve lugar no magnífico Teatro Apolo com extraordinário sucesso”, conta Luz, pianista formado pelo Conservatório de Tatuí e um dos solistas mais festejados da atualidade.

Simultaneamente às exibições dos filmes, cujas legendas foram traduzidas por Jacob Moe diretamente do grego para o português, são apresentadas obras do próprio Fabio Luz (“Improvisações incidentais”); Ernesto Nazareth (“Ameno Resedá”, “Bambino”, “Batuque”, “Brejeiro”, “Carioca”, “Confidencias”, “Coração que sente”, “Duvidoso”, “Escorregando”, “Faceira”, “Fon-fon”, “Garoto”, “Odeon”, “Ouro sobre azul”, “Remando” e “Segredo”). De Camille Saint-Saens será apresentada “O Cisne”; de Heitor Villa-Lobos, “A manha da Pierrette”, “Dans un berceau féérique” e “Impressões seresteiras”; e, Edmundo Villani-Côrtes, “Prelúdios n.1, 3, 5”.

Fabio Luz é um dos pianistas brasileiros mais aclamados no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Debussy 1978 (França), é Mestre em Música Francesa pela Universidade Musical Internacional de Paris e está radicado na Itália há mais de 30 anos, onde foi diretor do Instituto Verdi de Asti, coordenador da Accademia Superiore di Penne (Pescara) e docente dos Laboratori Musicali Internazionali Estivi al Castello di Cortanze. Conta mais de mil apresentações entre recitais, atuações em música de câmera e como solista de prestigiosas orquestras. É Professor do Festival del Golfo de San Marco di Castellabate, coordenador e professor do Paradise Festival em Siros – Grécia, e presidente da Fundação Franz Liszt com sede na França.

Jacob Moe, nascido em Nova York, é co-fundador e diretor executivo do festival de verão anual Syros International Film Festival que acontece na capital das ilhas Cíclades, na Grécia. O festival é curador da produção cinematográfica regional e valoriza as riquezas arquitetônicas da ilha – estaleiros, docas, cinema ao ar livre e o célebre Teatro Apolo. Estudou Ciências Políticas e Cinema no Pomona College de Los Angeles, Califórnia, onde trabalhou inclusive com a Chain Camera Pictures na produção de documentários. Em 2011 realizou em Fortaleza estudos sobre desenvolvimento sustentável. Atnalmente é produtor cinematográfico de documentários e tradutor de literatura grega em Atenas, onde reside, e também tradutor-intérprete do Museu de Fotografia de Tessaloniki.

“As Aventuras de Vilar” é o mais antigo longametragem grego recuperado e restaurado pela cineteca de Atenas Greek Film Archive. Na verdade é o segundo ato de uma comédia de Joseph Hepp, com o ator cômico Sfakianos (Villar) que teve sua carreira iniciada na França.

“O Mágico de Atenas”, filme de Achiléas Madras, teve sua produção iniciada em 1922 e como primeiro título “A Jovem Cigana de Atenas”, que não chegou a ser completado. Seu roteiro em sua linguagem simples conta a história de um músico-mágico de origens nobres (Mirka) que conquista as mulheres. Quando sua amada o deixa para ficar com um homem rico, ele fará de tudo para reavê-la.

SERVIÇO
"Cinema antigo com piano ao vivo\"
Fabio Luz, piano
Quinta-feira, 23 de abril de 2015, 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Entrada franca
Ingressos: Podem ser retirados antecipadamente de terça a sexta, das 17h às 19h; ou nos dias das apresentações, momentos antes do início do concerto
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário