segunda-feira, 6 de abril de 2015

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí abre temporada nos próximos dias 25 e 26

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, faz a estreia de sua temporada artística nos próximos dias 25 e 26 de abril – sábado, às 20h30 e domingo, às 19h. As apresentações têm entrada franca e serão realizadas no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415).

As duas primeiras apresentações do ano integram o projeto “Do Trágico ao Cômico – Em busca de um Teatro Popular”, iniciado no início deste mês com uma leitura dramática. Sob orientação de Carlos Doles e Fernanda Mendes, o projeto norteará pesquisa da Cia. de Teatro que tem como ponto de partida os dois gêneros mais populares da história do teatro ocidental. “A ideia é experimentarmos formas e conteúdos, propondo a partir de estudos, experiências e aberturas de processos, caminhos para a construção compartilhada de um novo espetáculo”, diz Carlos Doles.

O projeto envolve uma série de eventos abertos a alunos do setor de artes cênicas e interessados na área. “Eles poderão colaborar, trocar ideias, experiências, sensações, até o resultado final, previsto para outubro deste ano”, complementa Doles.

As apresentações agendadas para os dias 25 e 26 são continuidade da leitura dramática e workshop de dramaturgia, este último coordenado por Débora Brenga, realizados no último dia 1º. Após estas duas primeiras atividades, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí passou a estudar textos criados no workshop. “Estamos aprofundando a pesquisa com a criação das primeiras cenas-experimentos. Serão de seis a oito cenas, com um ou dois atores cada. Essas cenas serão trabalhadas, com propostas de encenação, músicas, figurinos e cenografia para serem compartilhadas com o público”, diz Doles.

Algumas cenas serão apresentadas no dia 25 e outras no dia 26. Após as apresentações haverá conversa com o público presente e os atores sobre as propostas cênicas.

“Propomos neste ano a construção de um processo (que gerará um espetáculo), a partir de experimentações e compartilhamentos com alunos de setor de Artes Cênicas do Conservatório, artistas da região e todo e qualquer interessado em todo estado de São Paulo”, destaca Doles.

Durante o processo de pesquisa – e consequente compartilhamento com alunos e interessados – a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí abordará e experimentará questões variadas, entre elas: “como é ser profissional, viver de teatro, se dedicar, se aperfeiçoar, criar, mostrar, trocar, experimentar a arte da interpretação no interior de São Paulo na atualidade?” ou “que público é esse que nos cerca, que nos vê?” ou ainda “como anda a produção teatral no Brasil, suas tendências, pesquisas?”. “O compartilhamento não só de nossos resultados (espetáculos), mas de nosso processo de criação, poderá, acreditamos nós, colaborar no processo de formação de novos atores, figurinistas, cenógrafos, dramaturgos e também na formação de público, que poderá entender os processos e mecanismos (quase artesanais e muito delicados) da montagem de um espetáculo.”, destacou Doles.

O processo de pesquisa parte de extremos do teatro, dois gêneros que fundamentam o teatro ocidental desde a Grécia Antiga até os dias de hoje: a tragédia e a comédia.

SERVIÇO
Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Datas/Horários: 25 de Abril de 2015, sábado, às 20h30; 26 de Abril de 2016, domingo, às 19h
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias dos eventos, momentos antes do início das apresentações
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário