domingo, 19 de abril de 2015

13 curiosidades sobre Tatuí na Wikipedia

1. Emílio Ribas, renomado cientista, residiu em Tatuí, onde, além de clinicar, era médico da Fábrica São Martinho. O local onde hoje está o Lar Donato Flores era sua chácara. Ele doou a área para a construção de uma beneficência para os portadores do Mal de Hansem.

2. Gualter Nunes, médico carioca, viveu e faleceu em Tatuí. Foi médico amigo da pobreza, bastante popular, e presidente do Rotary Club, A. A. XI de Agosto, além de vereador e apreciador de teatro, música clássica, literatura, todo tipo de esporte, automóveis e motos.

3. A composição "As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz", canto coral, de Nacif Farah, foi premiada e tocada na Rádio do Vaticano, em Roma.

4. A Rua Prudente de Morais (antiga Rua Direita) recebeu esta denominação no dia 10 de dezembro de 1902, em virtude da morte de Prudente de Morais.

5. O primeiro cemitério de Tatuí ficava atrás da Igreja da Matriz e era chamado Cemitério do Santíssimo. O último a ser enterrado ali foi Antonio Molitor. Hoje, o local abriga a casa S. Pio X. O segundo cemitério foi na Praça Martinho Guedes. O atual cemitério, "Cristo Rei", foi benzido em 23 de junho de 1869.

6. O Cine Santa Helena foi inaugurado no dia 3 de março de 1955. O primeiro filme exibido foi "Quo Vadis?". O cinema tinha capacidade para 680 lugares. Pertencia à Empresa Alberto Stape, gerenciada pelo filho Milton Stape.

7. O Cine São José foi inaugurado dia 11 de janeiro de 1926. Eram proprietários: Euclides Barros, Celestino Boavão e Cia. Depois foi adquirido pela empresa de Alberto Stape.

8. Tatuí teve dois mercados municipais. O primeiro foi construído e inaugurado no dia 24 de dezembro de 1879. Foi seu construtor o mestre de obras sorocabano Antônio Joaquim Dias, conhecido por "Bugre". A localização deste era na rua 11 de Agosto, esquina com a Lúcio Seabra. O segundo mercado é o atual, construído em 1914.

9. O segundo Grupo Escolar (grupinho) foi criado por lei do dia 17 de março de 1932. Seu prédio ficava na esquina das ruas 15 de novembro com 13 de maio, onde depois foi construída a residência de Mário Longhi, demolida recentemente. Depois passou a se chamar Grupo Escolar Professor Eugênio Santos.

10. O primeiro futebolista brasileiro a marcar gol no exterior foi o “Naná”, Juvenal de Campos Filho, nascido em Tatuí. Foi no jogo contra a Argentina no dia 10 de agosto de 1913. Resultado: 1 a 0.

11. O primeiro teatro construído em 1871 foi o teatro São João, na praça Manuel Guedes. Em 1893 transformou–se num quartel para abrigar as tropas em trânsito para o sul na revolta de Itararé.

12. É a cidade natal da atriz Vera Holtz e do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal.

13. Em 1971 é inaugurado o Sítio do Carroção, reconhecido internacionalmente pelos seus projetos pedagógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário