quinta-feira, 12 de março de 2015

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí celebra 40 anos de fundação

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, celebra 40 anos de fundação em 2015. O ano de celebração tem início na sexta-feira, 20, com apresentação gratuita a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). Coordenado por Luís Marcos Caldana, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo em funcionamento no país.

No concerto de estreia de temporada, serão apresentadas obras de David Tarin Diaz (“Tri – Go”), Will Gay Bottse (“Mallets”), Ramon Meyer (“Toccata sem Instrumentos”), Pascoal Meirelles (“Triunvirato para três baterias”), Nebojsa Zivkovic (“Trio Per Uno”) e Bruce Hamilton (“Raptures of Undream”).

Participam do concerto os percussionistas Agnaldo Silva, Jeferson Oliveira e Luis Marcos Caldana, tendo como convidados os alunos Douglas Rafael, Naomi Ibusuki e Washington Oliveira.

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é antigo grupo do gênero no país. Criado em 1975, inspirou a criação de outros semelhantes em solo nacional. Desde sua criação, teve objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, algo raro no país. Com isso, os instrumentistas poderiam obter aperfeiçoamento individual e aprimorar a experiência de apresentação em grupo.

Além de executar clássicos erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança. Sua atuação diferenciada consolida-o no cenário nacional e faz dele o pioneiro nesse segmento.

Em 2006, lançou o primeiro CD \"30 Anos de História\", com objetivos de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos ou as festejadas obras contemporâneas. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica.

SERVIÇO
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Luis Marcos Caldana, coordenação
Data: Sexta-feira, 20 de março, 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Entrada franca
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 17h às 19h; no dia do evento a partir das 18h
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário