terça-feira, 31 de março de 2015

Capela do Alto inaugura CAPS 1 - Centro de Atenção Psicossocial

CAPELA DO ALTO - Acolher, dar atenção e assistência a pacientes com alterações psiquiátricas ou impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais, dependentes químicos e seus familiares. Esses são os objetivos do CAPS - l (Centro de Atenção Psicossocial) "Otávio Simões de Almeida", que foi inaugurado na última quarta-feira (25) em Capela do Alto.

O novo serviço de saúde oferecerá acompanhamento multidisciplinar (com médico, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional, assistente social e psiquiatra). O CAPS realizará atendimento individual, em grupo e com as famílias, e também oficinas terapêuticas que promovam a inclusão desses pacientes no âmbito familiar e social.

Com toda a estrutura física para o tratamento e reabilitação psicossocial dos pacientes e atendimento à família, o espaço conta com sala de grupos, consultório, enfermaria para pessoas em crise, pátio e salas de oficinas.

"A entrega deste CAPS para a comunidade é um sonho que está sendo realizado com esforço, dedicação e parcerias. Agora vamos trabalhar para acolher essas pessoas que precisam de amparo, e assim promover a ressocialização dos pacientes trabalhando suas limitações", explicou o diretor da Saúde, Alex Santos Ezídio.

Biografia do homenageado "Otávio Simões de Almeida"

O homenageado neste prédio público será o saudoso Otávio Simões de Almeida, nascido em Capela do Alto, no Distrito do Porto, aos onze dias do mês de junho de 1939, filho de Francisco Simões Almeida e Cezarina Conceição Jesus.

Desde de muito cedo enfrentou grandes dificuldades e não teve uma infância muito fácil, foi criado por seus avós paternos e desde criança teve que ir para a roça em busca de sustento.
Aos 20 anos casou-se com Dalila Rodrigues, e como fruto desse amor tiveram sete filhos - Flávio, Vanilda, Flávia, Vanildo, Rosana, Felipe e Daniel. 

Em 1996, sua esposa Dalila veio a falecer. E com isso, Otávio começa a compreender que ele precisava cuidar de sua família, após um longo uso de álcool. E neste tempo então dá início a sua regeneração. Otávio passa a ser mais presente com seus filhos e netos. E a medida que isso acontecia, suas recaídas com o vício passaram a ser mais distante uma da outra.

Em 1998, mais um fato triste marca sua história seu filho primogênito, morre aos 37 anos com um infarto fulminante. Mas com tudo isso que Otávio estava passando parecia o impulsionar para ser um homem melhor a cada dia. Pois, podíamos perceber o quanto ele lutou contra seu vício.

Otávio conseguiu resgatar todos os vínculos com cada um de seus filhos, deixando pra todos os exemplos de superação, amor e de um grande pai.

Como falar dele e não lembrar do seu arroz com frango tão famoso, dos domingos a tarde em sua casa...ou até mesmo de sua barba que foi brinquedo para muitos de seus netos e tanto marcou sua história lhe rendendo até o apelido de "Távio barbudo" e sua bicicleta então? Ah essa tem história para contar. Sua chave sempre pendurada na cintura da calça e quando escutávamos o barulhinho o coração já se enchia de alegria, pois sabíamos que ele tinha chego.
Sua determinação e alegria sempre nos ensinaram e continuam nos ensinando até os dias de hoje.

Todos nós sabemos que se hoje somos a família que somos é graças a este grande patriarca que mesmo com todas as dificuldades nos ensinou a permanecermos unidos com alegria, pois é só isso que levamos desta vida.

Otávio irradiou de alegria por onde passou e o final da trajetória não poderia ser diferente se não rodeado por seus filhos e netos. No dia 31 de janeiro de 2007, Otávio terminou a sua missão aqui na terra, mas deixou um legado de ensinamentos que podemos vivenciar até os dias de hoje.

Créditos texto biografia: Família do homenageado

Nenhum comentário:

Postar um comentário