terça-feira, 17 de março de 2015

Camerata de Violões e Grupo de Performance Histórica fazem apresentação gratuita, dia 24

A Camerata de Violões e o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizam na próxima terça-feira, 24, seus primeiros concertos da temporada 2015. As apresentações, que acontecem de forma conjunta, terão entrada franca a partir das 18h, no auditório da Unidade II do Conservatório de Tatuí (à rua São Bento, 808).

O Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí tem por objetivo a interpretação e a divulgação do repertório dos séculos XVI ao XVIII. Dentre seus objetivos está o de resgatar e transmitir não apenas a música, mas a própria visão de mundo do Renascimento e do Barroco. Para tal, o Grupo de Performance Histórica busca a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época e utiliza, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos utilizados naqueles períodos.

O repertório selecionado para o primeiro recital do ano apresenta peças do século XVII e XVIII de compositores holandeses. “Rosemondt de J. van Eyck consiste de variações sobre a peça “Tower Hill” – original para virginal, do compositor Giles Farnaby. A Sonata em Si b maior de W. Fesch é original para violino e foi transposta para esse tom para ser executada em uma flauta doce contralto. A Sonata em Fá M de U. Wassenaer é original para flauta doce e faz parte de uma coletânea de três sonatas que foram dedicadas ao Duque Friedrich Ludwig von Württemberg”, descreve a coordenadora Selma Marino que, na ocasião, apresenta-se ao lado da cravista Maria Eugênia Sacco.

Após apresentação do Grupo de Performance Histórica, acontece recital da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, coordenada por Edson Lopes. O grupo traz no repertório obras de Fernando Sor (Sonata, Op. 15 e Andante Pastoral, Op. 32), Jorge Cardoso (Milonga), Mario Castelnuovo-Tedesco (Prelúdio Nº 7), Sergio Assad (Valseana), Francisco Mignone (Serenata Humorística).

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é formada por Adriano Paes, Dagma Eid, Edson Lopes, Patrícia Nogueira e Ricardo Grion.

SERVIÇO

Camerata de Violões e Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Edson Lopes e Selma Marino, coordenação
Terça-feira . 24 de março
18h00 . Auditório da Unidade II
Rua São Bento, 808
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário