quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Orquestra Jazz Sinfônica abre temporada artística do Conservatório de Tatuí, dia 6

O Conservatório de Tatuí abre sua temporada artística de 2015 com um grupo especialmente convidado: a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Sob regência de João Maurício Galindo, o grupo apresenta-se no dia 6 de março, primeira sexta-feira do mês, a partir das 20h30, com entrada franca no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415).

O primeiro concerto do ano no Teatro Procópio Ferreira fará homenagem ao 85 anos do compositor paulistano Edmundo Villani-Côrtes. Todo o programa terá obras dele: “Abertura da Ópera Poranduba”, “Balada das Flores - Largo do Arouche” (com solo ao piano de Marcelo Ghelfi), “Luz”, “Borulóides” (com solos dos flautistas Maria de Lourdes Carvalho e Daniel Alain), “Álbum de Retratos” e “Buarquiana - Fantasia sobre canções de Chico Buarque de Hollanda”.

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo foi criada em 1990, pela Secretaria de Estado da Cultura, com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal. Sua formação, bastante singular, une a orquestra nos moldes eruditos a uma big band de jazz, produzindo uma sonoridade ímpar e lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

O maestro Cyro Pereira, fundador da orquestra, criou o repertório fundamental da Jazz, transpondo melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico.

A orquestra já dividiu o palco com músicos brasileiros e internacionais, como Tom Jobim, Gal Costa, João Bosco, Diane Schuur, Dee Dee Bridgewater, Paquito D\'Rivera e muitos outros. João Maurício Galindo é o diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.

Programação artística
A temporada de concertos no Conservatório de Tatuí tem continuidade a partir de 13 de março, com os grupos da instituição. As primeiras apresentações dos grupos pedagógico-artísticos integram a série “Concertos de Boas-Vindas”, que marca o início do ano letivo e o início da temporada artística. Todos os concertos têm entrada franca.

No dia 13, sexta-feira, às 20h30, no teatro Procópio Ferreira, apresenta-se a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, regida por João Maurício Galindo.

No dia 19 (quinta-feira), às 20h30, é a vez da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Dario Sotelo.

Já sexta-feira, 20, ainda no teatro Procópio Ferreira, às 20h30, apresenta-se o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí, coordenado por Luis Marcos Caldana.

Na terça-feira, 24, às 18h, a Camerata de Violões e o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, coordenados por Edson Lopes e Selma Marino, fazem apresentação no Auditório da Unidade 2 (rua São Bento, 808). Ainda na terça, 24, às 19h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415), apresenta-se a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores.

Na quarta, 25, às 19h, apresenta-se no Salão Villa-Lobos a Big Band do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Celso Veagnoli. Ainda no Salão Villa-Lobos, na sexta-feira, 27, às 19h, apresenta-se o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, sob regência de Cadmo Fausto.

A última apresentação do mês de março será no sábado, 28, a partir das 19h, no teatro Procópio Ferreira. Na ocasião, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, coordenado por Alexandre Bauab Junior, faz apresentação especial na solenidade de formatura dos alunos do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário