quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

TEM Notícias entrevista o prefeito de Tatuí, José Manoel Correa Filho

Do G1- O prefeito de Tatuí, José Manoel Correa Coelho, o Manu, foi entrevistado pelo TEM Notícias - 1ª edição nesta quinta-feira (15). O chefe do Executivo respondeu à questões referentes aos dois primeiros anos da gestão que começou em 2013 e vai até 2016.

O primeiro tema da entrevista foi a polêmica causada pelo reajuste do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em 2014. Segundo o prefeito houve um aumento de 25%, porém o caso ainda está na Justiça. “Quando tive que emitir o primeiro carnê ele vinha com um desconto, a alíquota foi baixada nesse primeiro carnê. Já no segundo tinha a diferença da alíquota mais o aumento de 25%. Se somar os dois carnês de 2014 e comparar com o carnê de 2013, vai perceber que o aumento foi de 25% a no máximo 30%. Se a Justiça optar que realmente esse reajuste não deveria ser aplicado o dinheiro terá que ser devolvido. Mas tenho absoluta certeza que a Justiça vai permanecer, o aumento foi feito em todas as esferas legais”, explica.

O segundo assunto abordado foi a decisão da Justiça em bloquear os bens do prefeito até o julgamento de um processo de improbidade administrativa. “A ação foi movida pelo Ministério Público, a contratação da empresa Nash que presta serviços para a comunicação da prefeitura. Essa empresa prestou todos os serviços, foi feito processo de licitação que ela ganhou legitimamente inclusive ela continua prestando serviços ao municípios, porque foi feito todos os trâmites legais. Foi um equívoco da Justiça ter nos condenado pela contratação dessa empresa, já que obedecemos todos os critérios legais. Nosso setor jurídico está nos defendendo e nos garantiu que irá ganhar a ação, tanto é que a prefeitura continua prestando serviços”, alegou.

Em seguida, o prefeito avaliou o estado da saúde no município e afirmou estar satisfeito com a atual situação. “A minha meta como prefeito é melhorar a saúde, e nós estamos fazendo isso. Vocês [TV TEM] são testemunhas disso. Nós mudamos totalmente o pronto-socorro, a equipe médica, o atendimento. Hoje não tem demora, não tem fila de espera. Tenho certeza que as reclamações não tem vindo a vocês [TV TEM]. Estamos com um atendimento de primeira. O Cemen [Centro de Municipal de Especialidades Médicas], que foi um compromisso assumido aqui, já entregamos. Um centro com mais de 14 especialidades, que tem dado um atendimento de primeira qualidade”, disse.

Manu respondeu ainda sobre a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está paralisada. Em entrevista à TV TEM em janeiro de 2014, o prefeito falou em terminar as obras ainda naquele ano. “A situação da UPA está sendo discutida agora no Tribunal de Contas da União. Estive em Brasília ontem [quarta-feira, 14] e anteontem [terça-feira, 13] em reunião com o Ministério da Saúde, no qual nos alertou a continuar vagarosamente, porque já estamos com 53% das obras concluídas, e agora o Tribunal de Contas da União deu 30 dias para todo município que tem UPA em andamento, seja com 90% ou 30%, ou devolver o dinheiro ou terminar a obra. Mas o Ministério da Saúde nos garante que o Tribunal de Contas vai flexibilizar isso. Por que houve atraso? Teve um inicio de um projeto mal feito da outra gestão, que tivemos que refazer, e o Ministério público ainda proibiu a construção da UPA naquele local. Isso demorou um ano para voltarmos com as obras”, afirmou.

O assunto seguinte da entrevista foi o aluguel de carros para a Guarda Municipal. Depois de vencer a eleição, Manu se comprometeu a não alugar mais veículos e criticou a gestão passada por tais ações. “A Guarda Municipal é um serviço que tem atendimento 24 horas, não posso parar um serviço desse, assim como qualquer serviço público, mas segurança e saúde, quando tem carros locados, é serviço 24 horas. Se eu tirar os carros locados hoje, não tenho financeiro para repor os carros. Estou repondo aos poucos, tanto na saúde quanto na Guarda Municipal. É importante falar que na Guarda Municipal, quando peguei, não tinha mais condições de uso os veículos. A previsão é colocar carros no patrimônio municipal a partir agora do meu segundo ano de mandato.”

Por fim, Manu falou sobre a construção de mais creches. No primeiro ano de governo, em 2013, foram entregues três. Em 2014 cinco unidades estavam em construção, mas não ficaram prontas a tempo. “Assinamos um TAC [Termo de Ajuste de Conduta] com o Ministério Público para dar à população 550 novas vagas. Entregamos uma no Centro, adquire no fim de 2014 dois novos prédios que irão abrigar cerca de 350 novas crianças e estamos no meio da construção na Santa Rita. Tenho até março de 2016 para sanar o déficit de vagas em creches do município. Já foram entregues duas, agora mais duas que adquire e uma ficará para o ano que vem”, conclui.
(Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário