quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Tatuí inaugura nova Casa do Adolescente na próxima segunda-feira

Espaço presta atendimento multidisciplinar em saúde para jovens entre 13 e 19 anos

Está agendada para a próxima segunda-feira, 19, a inauguração da nova sede da Casa do Adolescente. O evento está marcado para as 10h. O novo endereço fica na Rua 13 de Maio, 1129, Centro – em frente à agência dos Correios. 

A casa atende jovens entre 10 e 20 anos e foi criada dentro dos padrões e orientações da equipe da médica Albertina Duarte, pioneira na criação deste programa no Estado de São Paulo. 

A secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França, explica que a adolescência é uma fase extremamente complexa, quando acontecem inúmeras mudanças sociais, psíquicas, emocionais e uma explosão de hormônios que levam o individuo ao amadurecimento sexual, tornando a pessoa biologicamente pronta para se reproduzir. “É uma transição entre a infância e idade adulta fase em que acontecem muitas mudanças, são comuns conflitos principalmente com a família, o adolescente torna-se mais resistente a ouvir conselhos e seguir normas”, enumera.

Na Casa, os adolescentes tornam-se vinculados a pessoas da mesma idade, formando grupos, e com isso o jovem vem a estabelecer sua própria identidade, sendo orientado a fazer suas próprias escolhas. 

O prefeito José Manoel Correa Coelho lembrou que o espaço é mais amplo e mais adequado ao atendimento da população que o anterior, na avenida das Mangueiras. O prédio atual, onde o equipamento funciona desde 2008, está em péssimo estado de conservação. A nova sede está totalmente pronta para atender a população. O imóvel tem oito salas e total acessibilidade. “É uma faixa importante da nossa população que merece atenção especial. Se conseguimos avançar muito no cuidado com a criança, chegando à menor taxa de mortalidade infantil da história, temos que olhar com carinho também pelos adolescentes e jovens. Essa é mais uma novidade do nosso governo no setor de saúde”, declarou.

Atualmente, a Casa do Adolescente atende mais de 4 mil jovens. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional formada por hebiatra – médico especializado no atendimento às pessoas na faixa entre 13 e 19 anos -, psicólogo, pediatra, ginecologista, enfermeira, auxiliar de enfermagem, além de recepcionista e profissional de limpeza. No caso de adolescente com filhos, os bebês recebem acompanhamento pediátrico mensal até completar dois anos, além de orientação e estimulo ao aleitamento.

A proposta da Casa do Adolescente é oferecer um atendimento diferenciado, mas sua prioridade é a prevenção de situações de risco como gravidez inoportuna, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, que podem comprometer um projeto de vida ou a própria vida. “Educação, esporte, lazer e principalmente comprometimento da família são itens que também auxiliam para que estes jovens possam ponderar suas decisões e fazer das suas escolhas as melhores possíveis”, finaliza a secretária de Saúde.

Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí. Foto de Evandro Ananias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário