sábado, 3 de janeiro de 2015

Pedidos para formalização de empresas crescem 40% em Tatuí

Do G1- Os pedidos para registros de formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI) aumentaram quase 40% em 2014 se comparados a 2013 em Tatuí. O motivo, segundo o Conselho Regional de Contabilidade, é preocupação de quem trabalha na informalidade em legalizar a atividade em busca de crédito no mercado e futuros investimentos.

No município, entre janeiro e outubro de 2014 foram 636 processos. 37% mais em comparação com mesmo período de 2013. Com o alvará de pequena empresa é possível contribuir para a previdência, conseguir financiamentos e fazer a negociação direto com os fornecedores.

A doceira Crislaine de Oliveira Alves é uma dessas pessoas. A produção de doces foi regularizada há quatro meses. Agora está montando uma loja para vender sonhos, pães de mel e panetones. Segundo ela, o processo para sair da informalidade foi rápido e sem burocracia. “Acreditava que era bem mais difícil. Tanto que não fiz antes. Mas todo mundo falava que era simples, então fui na internet, fiz meu cadastro e fui à sala do empreendedor. Em menos de uma semana estava com meu alvará”, descreve.

O delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Antônio Marcos Tonini, explica que para conseguir um registro de MEI, o faturamento anual não pode ultrapassar R$ 60 mil e a pessoa não pode ter participação em outra empresa. Além disso, alguns escritórios oferecem um serviço de orientação de graça para os futuros empreendedores. “As pessoas devem procurar um escritório de contabilidade, há uma relação no site do empreendedor onde todos os escritórios estão vinculados e são obrigados a prestar esse serviço”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário