sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Melhor é ver Pelé, de novo

*José Manoel Correa Coelho, Manu

Dizem que os ídolos nunca morrem. Mesmo quando param de respirar. Seus feitos e exemplos ficam eternizados na lembrança de gerações e gerações, nas páginas dos jornais, na história. Mas, quando eles partem, acabam deixando saudades, comoção! Nós brasileiros, terminamos 2014 com um susto. Quase ficamos sem o Rei do Futebol. Edson Arantes do Nascimento que consagrou a camisa 10 canarinho, com dribles, gols e lances geniais, tratou de nos lembrar que ainda é humano. Que tem “Três Corações”, dois pulmões e apenas um rim, que adoeceu. 

Pelé foi internado no dia 24 de novembro no mais prestigiado hospital do país, o Albert Einstein, considerado como um dos principais centros de tratamento médico do mundo. Logo foi constatada infecção urinária e o Rei transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. Na UTI foi identificado um quadro de infecção generalizada, que nem os antibióticos mais pesados foram capazes de conter. Os médicos prontamente decidiram: “hemodiálise”! Nosso craque passou pelo tratamento. Já está de alta e, segundo ele, pronto, para ao lado de Neymar, integrar a seleção olímpica que terá a missão de nos redimir do fiasco de 7 a 1 que ainda assombra a todos nós brasileiros.

Hoje, todos os tatuianos que sofrerem o mesmo problema que Pelé terão a mesma possibilidade de cura. Assim como o Einstein – guardadas as devidas e evidentes proporções – 

a Santa Casa de Tatuí conta com serviço de hemodiálise na UTI. Um avanço inquestionável que será democratizado e amplificado com a construção do tão sonhado Centro de Hemodiálise que terá sua pedra fundamental lançada logo nos primeiros meses de 2015. 

O ano que acaba de se encerrar foi de conquistas importantes no setor de saúde que hoje recebe 36% - um recorde - do Orçamento Municipal e transformou-se em prioridade. Claro que há muito ainda a melhorar, organizar, investir. Mas, avanços como o Ambulatório de Curativos, o Centro Municipal de Fisioterapia, o Pronto Atendimento do Jardim Santa Rita, a reestruturação do Pronto Socorro que inaugurou recentemente um novo sistema de atendimento por classificação de risco - e colhe os melhores índices de aprovação da história -, devem ser contabilizados. Some-se a esses esforços a ampliação no número de equipes do Programa Saúde da Família, no número de ambulâncias, o maior investimento da história para nossa Santa Casa. Fechamos 2014, com um indicador histórico: a menor taxa de mortalidade infantil de todos os tempos. Se em 1981, 67 crianças morriam a cada mil nascidas; em 2003, eram 19; em 2008, ainda 17; hoje apenas 7 vão a óbito. 

E abriremos 2015 com uma Nova Casa do Adolescente, com o tão esperado CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) que pavimentará o caminho também para outro compromisso, o CAPS AD (Álcool e Drogas) que colocará o município como protagonista no tratamento de dependentes químicos, sem falar da UTI Neo Natal já aprovada pela Secretaria de Estado que deve também no próximo ano receber a confirmação do Ministério da Saúde. 

Certamente ainda há espaço para críticas, em duas modalidades. As feitas com justiça, pelo pai de família que quer e merece atendimento mais ágil e digno para seu filho, aquele que reconhece os avanços e as também dificuldades, e aquelas carregadas de injustiça, lançada apenas como polêmica por uma oposição que teimosamente insiste em jogar contra a cidade, a velha turminha do quanto pior melhor. Porém, os números, os fatos e principalmente a consciência e a avaliação da população da nossa cidade demonstram que passo a passo estamos percorrendo o caminho certo e, em um setor tão delicado e complexo, colhemos êxitos, enquanto colecionamos novos desafios.

Foi assim com o Pelé, que antes de recostar sob o seu influente trono, passou por plebeu, esteve entre os nobres, foi coroado príncipe e levou muita canelada dentro das quatro linhas. Assim é a nossa saúde. Já não perdemos de goleada. Deixamos a “lanterninha” e colecionamos boas vitórias, enquanto ainda limpamos a latrina do vestiário que insiste em devolver quase que diariamente o esgoto do passado, ora com mais dívidas, ora com outras e novas irregularidades. A hemodiálise não nos garante o título, mas certamente foi um gol de placa. Que o diga, o Rei do Futebol! 


José Manoel Correa Coelho, Manu, é prefeito de Tatuí. Cumpre seu quarto mandato consecutivo, sendo os três últimos como vereador. Formado em administração de empresas, está há 15 anos na vida pública. É o presidente reeleito da Fundação Agência de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário