domingo, 18 de janeiro de 2015

João e Maria são os nomes mais escolhidos em 2014 na região

Em Tatuí e Itapetininga os dois nomes lideram a preferência

Os pais cogitam diversas possibilidades até escolherem em definitivo o nome do filho que nascerá. Há quem pense em homenagear um familiar, pelo significado do nome ou por simplesmente achá-lo bonito. Usando esses critérios ou não, na região de Tatuí os nomes mais escolhidos em 2014 foram os “clássicos” João e Maria.

Uma das crianças nascidas em 2014 com o nome João é o filho do administrador de empresas Ernani Araújo Leite. O bebê de 10 meses teve o nome composto João Guilherme para, segundo o pai, homenagear parentes. “O nome tem uma influência do bisavô, que se chama João. Há ainda alguns parentes com o mesmo nome, é ‘meio’ tradição na família”, conta.

Em Tatuí, João está no topo da lista com 62 registros. Em Itapetininga, o nome também aparece em primeiro lugar, 64 crianças receberam o nome. Mas o nome preferido na região não é tão forte no estado. Dados da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen) apontam que nos cartórios em 2014 o nome João aparece em terceiro lugar com 14.076 registros, depois do segundo lugar Miguel, com 16.061 registros, e do nome Davi, com 18.348 registros.

Outro exemplo de quem vai colocar um dos nomes mais populares do estado é a auxiliar de cabeleireiro Ana Carolina Macedo. Ansiosa para o parto, a grávida de seis meses já escolheu o nome do filho: Miguel. “O significado do nome quer dizer forte, bonito, humilde e protetor das crianças. Um significado muito bonito mesmo”, conta.

Já no caso das meninas o nome Maria lidera com sobras. No estado 23,5 mil crianças receberam esse nome. Em seguida aparecem Ana, com 19,2 mil, Sophia, com 9,2 mil, Alice, com 7,2 mil e Laura, com 6,5 mil.

Em Itapetininga, o nome Maria também está em primeiro lugar com 127 registros. E em Tatuí é líder no cartório há muitos anos, só em 2014, foram 91 certidões. “Geralmente esses nomes curtos, pela possibilidade de fazer um nome composto, lideram a preferência dos pais”, comenta o oficial de cartório Fernando Sueji.

Para Sueji, neste ano a aposta para a liderança no ranking dos meninos é Gabriel, graças ao surfista campeão do mundo Gabriel Medina. “Ano passado tivemos o surfista Gabriel Medina. Provavelmente a tendência para 2015 é de ter muitos meninos com o nome de Gabriel”, conclui.

Do G1 - Itapetininga e Região, editado pelo DT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário