sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Instituto de Geologia de São Paulo realiza vistoria no Inocoop em Tatuí

Análise preliminar tranquiliza moradores, não há comprometimento estrutural

A população do bairro Inocoop pode ficar tranquila. Técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e do Instituto de Geologia de São Paulo estiveram no Conjunto Habitacional Amaro Padilha, na última terça-feira, 13, para uma vistoria. Em outubro de 2014, moradores da Rua Erasmo Campos Sá relataram o aparecimento de trincas e rachaduras em suas residências e até um suposto afundamento do piso. Havia depoimentos inclusive sobre formação de gases no solo. Tudo porque o bairro, entregue à população em 1991, teria sido construído sobre uma área que já abrigou no passado um depósito de lixo. Mas, a análise preliminar identificou que não haverá necessidade de interdição ou desocupação das casas, pois não foi identificado comprometimento de estruturas. 

A Defesa Civil de Tatuí e a Cetesb já haviam realizado vistorias no local nos dias 14 e 15 de outubro de 2014. O relatório mostrou que não havia abalo estrutural que viesse a comprometer tais imóveis. Também não foram detectados presença de gases, embora tenha sido observadas rachaduras e fissuras em pisos de algumas casas. “Logo na primeira vistoria detectamos que não havia motivo para alarde, porém solicitamos a presença de geólogos especializados para dar maior tranquilidade à população, já que o assunto chegou até a imprensa e gerou certo pânico entre os moradores”, explica o coordenador da Defesa Civil de Tatuí, João Batista Alves Floriano. 

Participaram da inspeção à área os geólogos Jair Santoro e Vital Yuti, o assistente técnico de pesquisas do próprio Instituto, Eduardo Echmid Braga; a primeiro-tenente da Policia Militar, Cíntia Pereira Torres Oliveira, o capitão da Polícia Militar Alberto Luiz da Silva, ambos representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo; o major PM do Corpo de Bombeiro, Miguel Ângelo de Campos; o comandante do Corpo de Bombeiros de Tatuí, capitão Marcelo do Espirito Santo, acompanhado do tenente Vinicius dos Reis, o secretário municipal de Governo, Segurança Pública e Transportes, Onofre Machado da Silva Junior, além da arquiteta Claudete Maria Fiúza e o engenheiro civil Luiz Antônio dos Santos, que pertencem aos quadros da Prefeitura de Tatuí. 

O Instituto de Geologia de São Paulo deverá agora emitir um parecer técnico detalhado sobre a análise de solo, que possa identificar e pontuar os motivos dos problemas registrados no local. A visita a Tatuí ganhou destaque inclusive no site da Defesa Civil do Estado (http://www.sidec.sp.gov.br/defesacivil/index.php/component/content/article/24-not/571-14-01-2015-defesa-civil-do-estado-realiza-vistoria-no-municipio-de-tatui-sp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário