quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Conservatório de Tatuí oferece 454 vagas a novos alunos

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, iniciou nesta terça-feira, 6, o período de inscrição para novos alunos. Interessados podem se inscrever a uma das 454 vagas oferecidas em 47 cursos diferentes nas áreas de música, luteria (construção de instrumentos) e artes cênicas. O prazo de inscrição termina no dia 16 de janeiro.

Em música clássica, as vagas são para candidatos com ou sem conhecimento musical. Há vagas em cursos das áreas de cordas sinfônicas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico); sopros – madeiras (flauta transversal, clarinete, oboé, fagote e saxofone); sopros – metais (trompa, trombone e trompete); percussão sinfônica; piano clássico e harpa; canto lírico; performance histórica (violino/viola barroca e violoncelo barroco/viola da gamba) e violão clássico.

Em MPB e Jazz e Choro, os cursos exigem conhecimento musical. Na área de MPB e Jazz, há vagas para baixo elétrico, baixo acústico, violão, guitarra, piano, canto, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão. Na área de Choro, as vagas são oferecidas para os cursos de cavaquinho, bandolim e flauta transversal.

Para os cursos de fundamentos de regência (Banda Sinfônica ou Coral) também é necessário ter conhecimento musical prévio. São oferecidas 15 vagas em cada curso.

Nas artes cênicas, não é necessário conhecimento ou experiência prévia. São oferecidas vagas para teatro juvenil, teatro adulto, aperfeiçoamento em performance, aperfeiçoamento em direção (não é preciso experiência anterior na área) e cenografia.

Em luteria (construção de instrumentos de arco), estão abertas dez vagas, todas voltadas para candidatos sem conhecimento musical.

Na área de Educação Musical, os cursos são para crianças com idades a partir de 4 anos.

O Conservatório de Tatuí oferece ainda curso de Musicografia Braille, voltado a pessoas com deficiência visual.

Para concorrer a qualquer um dos cursos é preciso efetuar inscrição até as 18h do dia 16 de janeiro e efetuar pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 50. A inscrição pode ser feita no site conservatoriodetatui.org.br/vagas ou pessoalmente na secretaria pedagógica, à rua São Bento, 808.

O candidato poderá se inscrever para apenas um curso, com exceção os que optarem por cursos de regência (banda ou coral). A idade mínima exigida varia conforme cada curso. Todos os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.

Processo de seleção

Após efetuada a inscrição, o candidato se submeterá a testes ou entrevistas, conforme a área. Os testes terão início a partir do dia 2 de fevereiro. Para os cursos de música, são duas fases consideradas eliminatórias: a primeira fase é um teste auditivo para a verificação da capacidade de percepção musical e a segunda fase consiste em prova prática (para aqueles que já têm conhecimento musical) ou entrevista. Quem for aprovado na primeira fase, passará para a segunda, que será composta de uma entrevista (para aqueles que não têm conhecimento musical, conforme previsto no regulamento) e uma Avaliação de Performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista. A prova prática varia conforme a idade do candidato e todas as obras a serem apresentadas são informadas no regulamento, que pode ser acessado também em conservatoriodetatui.org.br/vagas.

A lista com os nomes, dias, horários e local dos testes auditivos, serão divulgados no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar, após o término das inscrições. Após a primeira fase, os candidatos aprovados terão seus nomes divulgados no site do Conservatório de Tatuí a partir do dia 6 de fevereiro, com respectiva informação sobre data e horário da segunda fase.

Os testes para luteria consistem em teste prático (construção de um cubo) e entrevista, com banca formada por professores da área/curso.

No caso de Educação Musical, as vagas são preenchidas conforme sorteio aberto ao público, que acontece em dia e horário a ser divulgado após o término das inscrições.

Para a área de artes cênicas, os candidatos com idades a partir de 13 anos são submetidos a testes de leitura, escrita, expressão corporal/vocal e interpretação. Os testes são realizados em três fases. Para os cursos de aperfeiçoamento e cenografia, a seleção ocorre por meio de entrevista.

Os candidatos aprovados nos testes práticos serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório de Tatuí. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo.

SERVIÇO
Processo seletivo para novos alunos
Até 16 de janeiro de 2015
Taxa: R$ 50,00
Inscrições online: conservatoriodetatui.org.br/vagas
Mais informações: secretaria@conservatoriodetatuí.org.br ou (15) 3205-8443/8447/8448

Nenhum comentário:

Postar um comentário