sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Tatuiano é finalista em Concurso de Redação da TV TEM

Nesta sexta-feira (17), foram conhecidos dos 12 finalistas do Concurso de Redação organizado pela TV TEM de Itapetininga. Em quatro categorias disputadas, os três melhores trabalhos inscritos em cada uma serão premiados. Já a ordem de colocação será anunciada no próximo dia 23 durante a cerimônia de premiação. Quem ficar em terceiro lugar na categoria ganha uma câmera digital. O segundo colocado ganha um tablet. O primeiro lugar ganha um notebook. Haverá também premiação para professores e para a escola vencedora.

Ao todo, 135 redações e 42 desenhos foram selecionados. O tema escolhido esse ano foi ‘A importância da família’. De acordo com a organização do evento, nesta edição de 2014 o Concurso de Redação teve a participação de 16.885 alunos de 206 escolas em 24 cidades da região.

Na categoria Desenho, válida para alunos dos 2º e 3º anos, os finalistas são de Itararé (SP) e Tatuí. Por ordem alfabética, os escolhidos são: Jennifer Michele Santos Camargo, aluna do 3º ano da Escola Municipal Professora Maria Jesus Klocker Camargo, de Itararé; Leonardo Gabriel do Nascimento, aluno do 2º ano da Escola Municipal Professora Eunice Pereira de Camargo, em Tatuí; e Rosangela Oliveira de Jesus, do 3º ano da Escola Municipal Professor Mauro Antônio Mendes Fiusa, também de Tatuí.

Já na categoria Poesia, voltada para alunos dos 4º e 5º anos, são finalista os estudantes Débora de Freitas Almeida, do 5º ano do Colégio Objetivo Pilar do Sul, em Pilar do Sul (SP); Gustavo Alcântara Cerqueira, do 4º ano da Escola Municipal Jacyra Landim Stori, em Capão Bonito (SP); e Vanessa Rodrigues Herrera, aluna do 4º ano do Colégio Alpis Veredas, em Itapetininga.

Para os alunos dos 6º e 7º anos, a categoria disputada foi Narrativa de Aventura. Os finalistas por ordem alfabética são: Carlos Eduardo Santos Soares, do 6º ano da Escola Estadual Oscar Kurtz Camargo, de Ribeirão Grande (SP); Daniel Gonçalves da Costa, do 7º ano da Escola Municipal Joaquim Nunes Vieira, em São Miguel Arcanjo (SP); e Josué Marques Rosa Alves, do 7º ano da Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Itararé.

Na categoria Crônica, na qual apresentaram trabalhos estudantes de 8º ao 9º anos, os finalistas são: Fernanda Ivasaki Lopes, do 9º ano da Escola Estadual Maria Francisca Deoclécio Arrivabene, em São Miguel Arcanjo (SP); Rodrigo Ramalho Souza, do 9º ano da Escola Municipal Eleutério José Moreira, em Tietê (SP); e Yara Karine Carneiro Melo, do 8º ano da Escola Municipal Professora Lyria de Toleso Pasquali, também de Tietê.

De acordo com a professora Renata Perly, que participou da comissão que selecionou os trabalhos, chegar aos finalistas foi difícil devido à alta competência dos alunos participantes. Para fazer a escolha, a comissão usou alguns critérios. “Avaliamos se os textos atenderam ao gênero - crônica, poesia, desenho ou narrativa-, ao tema, se foram textos inéditos, se foram criativos e se a leitura ‘fisgou’ o leitor. Foi difícil escolher. A banca teve um trabalho muito complicado até chegarmos ao consenso. Os textos foram muito bons”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário