segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Simpósio de tecnologia reúne mais de 70 projetos na Fatec de Tatuí

Do G1- O simpósio de tecnologia da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí reuniu 75 projetos desenvolvidos pelos alunos da faculdade em diversas áreas. O destaque ficou nos setores elétrico e de robótica.

As classes se transformaram em laboratórios. Olhares curiosos e atentos para entender o que tem por trás das "engenhocas". O simpósio na Fatec de Tatuí também envolveu alunos de escolas do ensino fundamental e médio da cidade, revela o orientador pedagógico Rodrigo Franklin. “A nossa intenção é que as pessoas olhem com outro olhar para a tecnologia, de modo a suprir outras áreas que normalmente não são anunciadas a outras mídias”, explica.

Os trabalhos em exposição desenvolvidos pelos estudantes despertaram o interesse dos visitantes. Uma das atrações era um sistema para controlar o gasto de energia por meio de um tablet ou um celular à distância.

O estudante Cleber Dalanize foi um dos criadores do sistema de controle de gasto de energia. Ele conta que o projeto saiu do papel depois de dois anos de pesquisa. “Serve para o pessoal não só controlar a lâmpada e ter a comodidade. Serve também para a segurança, para estar monitorando a casa, se for acionada qualquer aparelho elétrico”, afirma.

Outro sucesso durante o evento foi um robô que usado para facilitar o trabalho industrial. Isso porque depois da apresentação técnica do aparelho, o robô ganhou dos criadores uma boa dose de ousadia e dançou sozinho ao som do viral “Harlem Shake”.

Para o integrante da comissão organizadora Helder Bocaletti, com o evento os estudantes da Fatec tiveram a oportunidade de mostrar os trabalhos feitos durante os cursos, além de estimular o interesse de outras pessoas pela formação tecnológica. “Onde que aquilo que o aluno estiver aprendendo na teoria em salada de aula, ele pode aplicar para o beneficio da comunidade”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário