sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Seminário de Gerontologia de Tatuí consolida-se como programa inovador do Fundo Social

Segunda edição teve maciça participação do público e palestrantes de renome nacional

O Seminário de Gerontologia de Tatuí marcou o início do mês destinado aos cuidados e atenção ao idoso. O ciclo de palestras, realizado entre os dias 6 e 10 de outubro, no auditório do Centro Cultural, teve como tema “Os Direitos Sociais e Políticas Públicas para Idosos, Um desafio Contemporâneo”. O sucesso do evento pode ser medido por duas variáveis: participação popular e palestrantes de prestígio nacional. A maciça participação do público teve em média de 200 pessoas por palestra. Além dos integrantes do Projeto Melhor Idade, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, e de idosos residentes em Tatuí, estiveram presente às palestras profissionais da área da saúde do próprio município, representantes do Lar São Vicente de Paulo, do Recanto do Bom Velhinho, e equipes multidisciplinar das Prefeituras de Cesário Lange, Capela do Alto e Boituva. 

Outro ponto alto foi a qualidade e renome dos expositores, como as doutoras em gerontologia pela USP (Universidade de São Paulo) Beatriz Gutierrez e Rosa Yuka Chubaci, a gerontóloga Thalita Bianchi, os advogados Gustavo Lencioni Marques e Ana Elisa Fonseca, além da assistente social Cíntia Scaglioni.

A temática do seminário foi de esclarecer aos idosos seus direitos e deveres sociais, divulgar as políticas públicas municipais, estaduais e inclusive estrangeiras vigentes atualmente, atualizar e alertar cuidadores e familiares sobre questões de violência e crime contra os idosos, explicar sobre o Conselho Municipal do Idoso e sua finalidade, e por fim colocá-los em contato com o Estatuto do Idoso. “Toda essa informação adquirida, permite que o idoso poderá se tornar mais ativo perante a sociedade a partir do momento que sabe sobre os seus direitos e os cobra efetivamente”, lembrou a primeira-dama Ana Paula Fiuza Cury Coelho, que mesmo licenciada pelo nascimento de seu segundo filho, acompanhou de perto toda estruturação e repercussão do evento.

Já a coordenadora do Projeto Melhor Idade e do próprio seminário, Paola Campos, tratou a segunda edição como a consolidação de mais esse programa inovador mantido pelo município, através da Prefeitura de Tatuí e do Fundo Social. “A participação dos advogados no seminário foi de extrema importância, pois os idosos tiraram suas duvidas e se informaram de seus direitos e deveres perante a sociedade”, comentou.

Dia Mundial do Idoso 

O Dia Mundial do Idoso é comemorado anualmente em 1º de outubro. A data foi instituída em 1991 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. 

Em 2025, o Brasil será o quinto ou sexto país com a maior população de idosos do mundo, perdendo apenas para gigantes como China e Índia. O envelhecimento populacional no Brasil, diferentemente do envelhecimento nos países europeus, se dá de maneira rápida desde a década de 70. Em 2014, o Estatuto do Idoso completa apenas 11 anos, e os direitos, deveres e políticas públicas para idosos ainda não são amplamente conhecidos da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário