quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Saiba o que ver na Mostra Principal

As apresentações da Mostra Principal, no teatro “Procópio Ferreira”, serão realizadas de 13 a 18 deste mês e contemplam oito espetáculos selecionados e um convidado – com encenação que marca o encerramento.

Os selecionados integram as categorias “Escola de Teatro” e “Teatro na Escola”. Pela categoria “Escola de Teatro”, foram selecionados “Cogitação Feita de Farinha, Leite e Ovos”, montado pela Cia. Aleatória, da Escola Livre de Teatro de Santo André (SP); “Édipo Rei”, pelo Grupo Laminicac, do Centro de Artes Cênicas “Walmor Chagas”, de São José dos Campos (SP); “Asterios Polyp”, encenado pela Sarcástica Companhia de Teatro, da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira (SP); e “Ocupação”, espetáculo da Indac Escola de Atores, de São Paulo.

Pela categoria “Teatro na Escola”, a lista de espetáculos inclui “Auto de Antonio Santinho”, do Grupo Teatral Trupe do Trupé, da Escola Estadual “Professora Maria Angela Batista Dias”, de Paraguaçu Paulista (SP); “Raízes”, do Grupo Casca Grossa, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Barão de Piratininga”, de São Roque (SP); “Descobreu”, da Cia. de Teatro UTA, da Escola Estadual “Dr. Afonso Vergueiro”, de Salto de Pirapora (SP); e “Por Enquanto Antônio”, que será montado pelo Grupo Teatro Singular, pertencente ao Colégio Singular, de Santo André (SP).

A Mostra Principal da 26ª edição do Fetesp termina com espetáculo convidado e de gênero experimental. A peça “As Estrelas são para Sempre?” será encenada no teatro “Procópio Ferreira”, às 20h30 do dia 18.

Na encenação, o Grupo Katharsis traz para o palco personagens anônimos, que falam línguas diferentes e que habitam um espaço sem referência e um tempo que só existe enquanto dura a percepção. O texto é classificado como “um hipertexto que remete à infância, à vida adulta e à velhice das personagens”.

Com direção de Roberto Gill Camargo, “As Estrelas são para Sempre?” tem classificação livre. Durante o espetáculo, o Grupo Katharsis estabelece um tipo de comunicação dinâmica com o espectador.

A peça começa com a voz de um comissário de bordo de uma companhia aérea. O membro da tripulação sugere um “tour” através do tempo e da memória, com referências a Cervantes, Shakespeare, Beckett, Verdi, Carlos Gomes, Guimarães Rosa, Bumba-Meu-Boi, Violeta Parra, Beatles e Edith Piaf.

O Fetesp recebe inscrições de escolas estaduais, municipais e particulares de ensino fundamental, médio, técnico e universitário sediadas no Estado de São Paulo. Ele contempla, ainda, quatro oficinas técnicas gratuitas, voltadas a qualquer interessado. As oficinas serão ministradas por Aline Meyer (sonoplastia), Bartholomeu Haro (direção), Cadu Witter (a voz e o canto na cena) e Suzana Aragão (interpretação e humor). Ao todo, são oferecidas 80 vagas, destinadas a interessados que já se inscreveram previamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário