terça-feira, 7 de outubro de 2014

Resposta do Conservatório ao artigo de Luís Nassif

Prezados senhores de Diário de Tatuí

A respeito de publicação replicada por Vossas Senhorias do veículo “Jornal GGN”, coluna Luís Nassif Online, sob o título “O desmonte do Conservatório”, a Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí esclarece que:

O ensino no Conservatório de Tatuí foi redefinido e reorganizado em conformidade com currículos afins de outras instituições semelhantes e bem sucedidos de todo o mundo e, inclusive, em acordo com a ETEC, conferindo a possibilidade de o aluno obter um certificado técnico reconhecido. A qualidade dos serviços prestados aos alunos e à população em geral busca atender às metas constantes do contrato de gestão assinado junto à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, com quem desenvolvemos trabalho conjunto no escopo de um modelo de gestão comprovadamente bem sucedido na área da cultura.

A carga horária é montada conforme a classificação de cada aluno nas disciplinas dos diversos cursos teóricos e práticos, em horários que variam entre os dias da semana, de acordo com a necessidade pessoal de cada interessado e as possibilidades oferecidas, sendo permitida a dispensa de uma disciplina por semestre, caso haja conflito com horário escolar ou de curso superior frequentado pelo estudante. O horário das aulas é agendado pelo próprio aluno entre as opções disponibilizadas pela secretaria escolar.

O Conservatório também incentiva seus professores a participar de atividades artísticas e pedagógicas em outras cidades do Brasil e muito especialmente no exterior, pois entende que tais experiências estimulam e contribuem para o desenvolvimento dos profissionais. O Grupo de Choro, por exemplo, realizou recentemente uma turnê por diversas cidades da Alemanha. Os integrantes do conjunto, professores da instituição, foram dispensados temporariamente para isso. Entre as dispensas pessoais, diversos professores também foram liberados, só neste ano, para participar de festivais e atividades pedagógicas na Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, França e Áustria.

O Conservatório está, ainda, em conversação para intercâmbio com a Universidade de Minnesota, via seu chefe de departamento Mark Whitlock e mais dois professores, que aqui se encontram a convite, para ampliação do trabalho em prol do aprimoramento profissional, com troca de alunos e professores.

A respeito do ex-professor do Conservatório citado na publicação, é importante esclarecer que, em cumprimento à legislação em vigor e atendendo ao princípio da impessoalidade e isonomia que deve reger a administração pública, a permanência de educadores na instituição depende de aprovação em processo seletivo, dos quais ele decidiu não participar. A Lei 846, que regula todos os dispositivos da Organização Social Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí e é oriunda de Lei Federal, determina que o ingresso como profissional se dará por seleção pública, submete-se também à Lei 8.429 (LIA), obedecendo aos critérios determinados pela Constituição Brasileira. Mais ainda, o processo seletivo foi acompanhado pelos Ministérios Públicos do Estado e Federal, sendo na ocasião (2008) firmado um Termo de Ajustamento de Conduta, rigorosamente cumprido, em conformidade com a determinação assinada em conjunto pela direção e seus representantes legais e os promotores, recebendo o documento o nº 64/2008.

Solicitamos que os devidos esclarecimentos possam vir a elucidar seus leitores.

Att.,

Assessoria de Imprensa
Conservatório de Tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário