quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Programa ‘Etec de Portas Abertas’ expõe mais de 150 projetos em Tatuí

Do G1- Termina nesta quinta-feira (9), em Tatuí, a terceira edição do programa ‘Etec de Portas Abertas’ (EPA). A ação realizada anualmente tem o objetivo de levar a comunidade para a instituição e expor o aprendizado dos alunos matriculados em 13 cursos técnicos oferecidos na unidade.

De acordo com a diretora da Etec, Beatriz Soares Amaro, para este edição aproximadamente 1,5 mil alunos participam. O resultado é a exposição de mais de 150 projetos criados por eles. A visitação à unidade pode ser feita em três períodos: das 8h às 12h; das 13h30 às 17h30; e das 19h às 22h. A entrada é gratuita. Além de conhecer os projetos, os visitantes podem ver as dependências e ver de perto as salas de aulas e laboratórios.

Um dos projetos em exposição durante a EPA é um veículo para corridas de kart projetado pelos alunos do curso de Manutenção Automotiva. De acordo com um dos projetistas, o estudante Otávio Machado, o veículo passou por uma reforma e voltar a operar. “Esse kart estava encostado na oficina depois de ter sido usado por alunos de cursos passados. A gente olhou para ele e teve a ideia de tentar reformar, refazer o projeto e colocar ele para rodar como demonstração dos nossos estudos”, destaca.

O coordenador do curso, o professor Jayme de Campos Júnior, conta que o programa EPA é uma forma de estimular os alunos a criarem projetos, o que contribui para o aprendizado. “É bastante gratificante sentir que os alunos estão integrados no curso, estão integrados no assunto, e motivados a colocar a mão na massa”, afirma. “Eles aprendem em sala de aula e colocam em prática”, completa a diretora Beatriz Amaro.

Até esta quinta-feira, todos os espaços da Etec estarão ocupados com projetos. Para onde o visitante for, irá encontrar uma novidade e aprender mais sobre alguns temas. Alunos do ensino médio, por exemplo, montaram uma exposição para destacar a cultura regional. A aluna Julia Silva Andrade, que participou do grupo, conta que desde o início do período letivo quiseram destacar o assunto.

“A gente está neste projeto com o professor de sociologia para mostrar à população um pouco da nossa cultura. A cultura caipira faz parte do nosso dia a dia. Trouxemos para cá um pouco de cada elemento desse universo, entre eles, a agricultura. O trabalho no campo é bastante presente no nosso dia a dia, então, aqui estão itens cultivados nas nossas terras, neste caso, estes são produtos cultivados na horta da escola. Trouxemos também o processo do café que é muito presente na vida do homem do campo. Tem ainda o fogão à lenha, o disco de vinil com moda de viola e muito mais. Quem visitar o nosso projeto, vai conhecer quais são os elementos da cultura caipira”, diz.

Em outro local, o visitante poderá aprender mais sobre mitologia. Vestido a caráter, os alunos representam os deus de quatro mitologias: a grega, a celta, a egípcia e a nórdica.

Primeira Guerra Mundial
Já em outro espaço, alunos desenvolveram um cenário sobre a Primeira Guerra Mundial. No local foram montadas trincheiras e os alunos vestidos de soldados simulam um combate armado.

O aluno Rafael Buchholzer, conta que foi feito um estudo sobre como era a vida na trincheira e como a batalha se prolongou por anos de guerra. “A guerra foi de 1914 até 1917. A assinatura de paz ocorreu em 1918. A vida nas trincheiras era basicamente uma batalha em que um lado sempre atacava o outro, e o outro defendia. Nessas defesas, esses soldados tinham que passar por terras de ninguém e era onde a maioria dos soldados morria com bombas ou tiros”, comenta.

Ainda no espaço foi montada uma enfermaria para mostrar o trabalho da Cruz Vermelha durante a guerra. “A Cruz Vermelha estava presente para prestar socorro aos feridos e doentes. Ela era neutra e ajudava os dois lados. Com essa ajuda, as enfermeiras entravam na guerra com bandeiras mostrando que elas eram enfermeiras e salvavam os homens na batalha, o que era algo impressionante para elas”, completa Rafael.

Cursos
O Etec de Tatuí, oferece 13 cursos. São eles: Administração, Bioquímica, Edificações, Eletrotécnica, Farmácia, Informática, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho, Química, Ensino Médio, Informática integrada ao Ensino Médio, Administração integrada ao Ensino Médio, além de classes descentralizadas em Laranjal Paulista (SP), Iperó (SP), Cesário Lange (SP) e Torre de Pedra (SP).

As inscrições estão abertas. O prazo de cadastro para o vestibulinho vai até 7 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário