sábado, 18 de outubro de 2014

Meteorologista de Tatuí explica causa do forte calor na região

Segundo ele, motivo é um fenômeno chamado anticiclone.
Aliado ao calor, tempo está seco; médico orienta cuidados com a saúde.

Do G1 - O forte calor que surgiu na região de Tatuí em plena primavera surpreendeu alguns moradores. Muitos se perguntam o motivo das altas temperaturas chegaram antes do verão. A TV TEM entrevistou o professor meteorologista José Carlos Ferreira, da Fatec de Tatuí. Ele explicou que o que vem ocorrendo é um fenômeno chamado de anticiclone:
Especialista de Tatuí mede nível de evaporização (Foto: Reprodução/ TV TEM)

“É um estado termodinâmico, no qual a pressão aumenta e a temperatura aumenta. De inicio ele inibe a formação de nuvens de chuva, então podem formar pequenas nuvens mas elas não são capazes de produzir chuva.” O meteorologista controla a evaporação da água todos os dias, e mostra que em apenas um dia 103 milímetros de água evaporaram. Segundo ele, o número assusta se comparado ao ano de 1999 quando, durante todo o mês de dezembro a evaporação foi de 132,8 milímetros. Ainda de acordo com o especialista, se as temperaturas permanecerem altas, podem ocorrer tempestades. “Chuvas de altas intensidades acompanhadas de relâmpagos, granizo, ventos, e assim por diante”, ressalta.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região a temperatura média deste mês é de 26,8°. Nível superior a média registrada no mesmo período nos últimos oito anos, que foi de 26°. A diferença parece pouca, mas os picos dos últimos dias, são bem maiores. Na terça-feira (14), por exemplo, várias cidades do estado registraram temperaturas próximas a 40°, um recorde histórico nesta época do ano, segundo o Inmet.

E as temperaturas podem ser maiores ainda conforme o local. A TV TEM fez um teste usando um termômetro. Em Tatuí, às 14h de terça-feira, a equipe de reportagem registrou 41,4° em um estacionamento. Dentro do carro da equipe, que estava estacionado no local há 30 minutos, a temperatura saltou para 43,6°. “É um absurdo. Muito quente. Uma chuva iria bem”, comenta a estudante Daiana Soares ao saber do resultado teste.

Além do local, outro fator determinante para a sensação de calor é o tempo em que se passa exposto ao sol. O jardineiro José Maria Machado diz que mesmo acostumado com o calor, para se proteger fazo serviço com camisa de manga longa e chapéu. “Eu não consigo trabalhar de manga curta, senão fico todo queimado”, conta.

Dicas de especialista - Além do calor, o tempo está seco devido a pouca quantidade de chuvas que afetam a região. Porém, há diversas maneiras para deixar o ar mais úmido em um ambiente, por exemplo, usando aparelhos umidificadores. A instrumentadora cirúrgica Karina Belaz optou por deixar um aparelho no quarto dos filhos e no próprio quarto. Ela diz sentir as diferenças. “Dá bastante diferença, a gente respira melhor. Senão fosse os aparelhos o gasto iria com remédios”, comenta.

Porém, não só o aparelho umidificador tem comprovação de eficácia. O médico Paulo Guidon salienta que a receita caseira de colocar uma toalha úmida ou uma bacia com água no quarto também funciona. “Tanto a bacia com água quanto a toalha úmida ajudam e melhoram o ambiente. Mas o melhor realmente é o umidificador com controle, lembrando que a umidade em excesso pode provocar mofos ou fungos no ambiente, o que iria piorar o quadro. Também não esquecer da hidratação normal: beber bastante líquidos, água, suco natural, água de coco.”

Médico recomenda medidas simples para aumentar umidade de um cômodo (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário