quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Espetáculo Antígona marca abertura do 26º Fetesp, dia 13

A discussão sobre até onde o poder do Estado é legítimo e até onde é legítimo o direito do indivíduo é o foco de “Antígona”, peça que abre o XXVI Fetesp (Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo). A montagem da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí estreia no dia 13 de outubro, às 20h30, no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). A apresentação integra a Mostra Principal, composta por espetáculos selecionados dentre mais de 30 inscritos. O Fetesp acontece até o dia 18, contando, ainda, com Mostra Paralela.

Realizado pelo Conservatório de Tatuí, o festival evidencia e garante espaço para o teatro estudantil. Ao mesmo tempo, oferece ao público oportunidade de assistir peças gratuitas. Os ingressos para assistir as apresentações da Mostra Principal são trocados por um quilo de alimento não perecível, exceto sal. Eles serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.

O espetáculo “Antígona” será apresentado por ocasião dos 60 anos de criação do Conservatório de Tatuí. Segundo o coordenador do festival, Carlos Ribeiro, a tragédia grega retorna ao palco do teatro Procópio Ferreira também por outros dois motivos. O primeiro é a retomada da discussão de direitos, tema atual nos tempos de conflitos bélicos; o segundo, em função da própria história do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí. Ribeiro lembra que o primeiro curso de iniciação teatral na escola foi instalado em 1976 e Antígona foi a primeira peça encenada.

“A primeira apresentação aconteceu com o teatro do Conservatório ainda em obras, tendo direção de Moisés Miastkwosky. Junto aos textos ‘Édipo Rei’ e ‘Édipo em Colono’, ‘Antígona’ forma a chamada ‘trilogia tebana’ de Sófocles e narra os desdobramentos da maldição lançada por Apolo sobre o rei Laios, pai de Édipo”, disse ele. “Na montagem, procuramos contextualizar o mito de forma a dialogar com nossa realidade contemporânea, repleta de Antígonas, Ismênias, Etéocles, Polinices e Creontes (personagens da mitologia grega)”, conta o coordenador que também assina a direção da montagem com classificação de 12 anos.

O elenco é formado por Fernanda Mendes (Antígona), Daniele Silva (Ismênia), Rogério Vianna (Creonte), Marcos Caresia (Guarda), Phellipe Souza (Hémon), Carlos Doles (Tirésias), Dalila Ribeiro (Eurídice), Rebert Nunes (1º Mensageiro), Hugo Muneratto (2º Mensageiro) e Adriana Afonso (Corifeu). Participam, também, Lucimara Portela, Maria Taddei Taddone, Nycoly Silva Costa e Roberta Marcondes (coro), Jefferson Rodrigues (1º Guarda), Leo Camargo (2º Guarda) e Pedro Vercelino (Percussão).

SERVIÇO

XXVI FETESP - Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
MOSTRA PARALELA - 9 a 17 de outubro - Entrada franca
MOSTRA PRINCIPAL - 13 a 18 de outubro – Ingresso: 1 quilo de alimento não-perecível
Carlos Ribeiro, coordenação
Programação completa: conservatoriodetatui.org.br/fetesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário