quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Conservatório de Tatuí inscreve alunos para cursos técnicos

Viabilizados por meio de parceria inédita entre o Conservatório de Tatuí e a Etec (Escola Técnica) de Artes de São Paulo, órgãos do Governo do Estado de São Paulo, dois cursos técnicos de música abrem inscrições neste mês. São 30 vagas oferecidas a alunos do Conservatório de Tatuí nas modalidades instrumento/canto (áreas populares e de concerto) e luteria.

As inscrições começam a partir desta segunda-feira, 20, sendo realizadas até o dia 19 de dezembro. Os interessados devem procurar a secretaria escolar do Conservatório entre as segundas e sextas-feiras do período de inscrição.

Os candidatos devem ter cursado pelo menos o primeiro ano do ensino médio, e estarem cursando disciplinas obrigatórias previstas para os dois últimos semestres de seus respectivos cursos no Conservatório de Tatuí. Também não podem ter pendências (dever disciplinas de semestres anteriores).

Para a efetivar inscrição, os alunos devem apresentar histórico escolar dos anos que já cumpriram no ensino médio e preencher um formulário junto à secretaria. Quem estiver frequentando o terceiro ano ou mesmo tenha concluído o ensino médio precisa apresentar histórico correspondente ao tempo já cursado.

A seleção para o curso técnico será baseada no histórico escolar do ensino médio, no histórico escolar do Conservatório e em avaliação de performance frente a uma banca, para os músicos. No caso de lutieres, em vez da apresentação, haverá uma entrevista para definir os candidatos que obterão vaga.

Os selecionados deverão cumprir quatro disciplinas além das aulas regulares no Conservatório. São duas no primeiro semestre (LTT – Linguagem, Trabalho e Tecnologia) e PTCC (Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso). A primeira disciplina é equivalente a “português instrumental”.

No segundo semestre, os alunos freqüentarão ECO (Ética e Cidadania Organizacional) e DTCC (Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso). As aulas acontecerão no período noturno, todas as segundas, na Unidade 2.

Os cursos técnicos serão certificados pela Etec de Artes de São Paulo, por meio do Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza). A certificação só será concedida depois de o aluno cumprir todas as obrigações pedagógicas previstas pela Etec, pelo curso no Conservatório e, também, após apresentar documento que comprove a conclusão no ensino médio.



Sobre a parceria

O Governo do Estado de São Paulo criou cursos técnicos e superior em Tatuí em 2009. Na ocasião, o então secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou, em novembro daquele ano, duas parcerias com o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí - equipamento cultural mantido pelo Governo de São Paulo.

Elas viabilizaram a criação e certificação de cursos gratuitos por intermédio do Centro Paula Souza, órgão responsável pela administração das 167 Etecs (Escolas Técnicass) e 49 Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do Estado.

O primeiro acordo resultou na certificação de competências dos cursos técnicos em instrumento, canto, regência e fabricação de instrumentos musicais, oferecidos pelo Conservatório. O segundo, um protocolo de intenções, deu origem à implantação do curso superior de tecnologia em produção fonográfica na Fatec de Tatuí, iniciado a partir do segundo semestre de 2010.

O convênio de cooperação técnico-educacional permitirá a certificação de competências dos cursos técnicos em instrumento, canto, regência e fabricação de instrumentos musicais (luteria). Por meio do convênio, os alunos já regularmente matriculados no Conservatório podem, a partir do cumprimento de disciplinas obrigatórias no Ceeteps (na unidade que fica em Tatuí, a Etec “Sales Gomes”), obter o certificado oficial em suas áreas de atuação.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Escolar do Conservatório, pelo telefone 15 3205-8447.

Nenhum comentário:

Postar um comentário