quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Trio Images abre Encontro Internacional de Cordas na próxima quarta, 17

O premiado Trio Images – grupo formado por violino, viola e piano – faz na próxima quarta-feira, 17, recital de abertura do 5º Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí. A apresentação será a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415. Os ingressos são vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada) e gratuitos a alunos e professores da instituição, além de interessados que tem se inscrito ao evento previamente.

O Encontro Internacional de Cordas integra a série de eventos organizada para celebrar os 60 anos do Conservatório de Tatuí, completados em 2014. São, ao todo, dez encontros internacionais, além de festivais. O evento direcionado a instrumentistas de cordas tem coordenação de Elen Ramos Pires e Túlio Pires.

Para este evento, aberto a qualquer interessado, foram recebidas mais de 260 inscrições de estudantes, profissionais e interessados em violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Os inscritos participarão de atividades pedagógicas e terão acesso livre a recitais e concertos. As apresentações artísticas também são abertas ao público, sempre no Teatro Procópio Ferreira.

Participam do evento 125 violinistas, 31 violistas, 76 violoncelistas e 27 contrabaixistas. Os inscritos vêm de São Paulo e outros nove estados brasileiros: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe.

O concerto de abertura, denominado “Uma Viagem Musical”, contará com obras de vários países do mundo, mostrando seu folclore, raízes, características do povo, explicando durante a apresentação as peças escolhidas. “É um verdadeiro quebra-cabeça global, a ‘Terra’ toda vista do ponto de vista da música, a grande linguagem universal, a união entre os povos”, afirmam os integrantes Cecília Guida (violino), Henrique Müller (viola) e Paulo Gori (piano). Fundado em 1999, o trio vem realizando inúmeros concertos no Brasil e exterior.

A programação artística segue na quinta-feira, 18, às 20h30, com recital de contrabaixo e piano, por Ana Valéria Poles e Helena Scheffel. Ana Valéria, primeira contrabaixista da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) é formada pelo Conservatório de Tatuí, onde foi apresentada ao contrabaixo aos 12 anos de idade. Depois, venceu importantes concursos e, 1982, foi para a Áustria estudar na Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Viena. Na Europa, integrou o conjunto Novos Solistas de Viena, a Primeira Orquestra de Mulheres da Áustria e a Orquestra Franz Lehar, tendo tocado também com a Orquestra Mozarteum de Salzburg.

Na sexta-feira, 19, às 20h30, a atração é o recital de violoncelo coordenado por Raïff Dantas Barreto. No recital, ele receberá como convidados os violoncelistas Elen Ramos Pires, Tulio Padilha Pires e Wellington Ramos. Na primeira parte do programa, o Dantas Barreto faz o lançamento de seu CD \"J.S .Bach - As três primeiras suítes para violoncelo solo\". Na segunda parte, outro lançamento, desta vez do CD \"Miniaturas Brasileiras\".

No sábado, 20, serão duas as atrações artísticas. Às 15h, será realizado recital do Duo Jacarandá, formado por Jairo Chaves (viola) e Natanael Fonseca (violão).

O evento será encerrado às 20h30, com concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, tendo Cármelo de los Santos como violinista convidado e Roberto Tibiriçá como regente convidado.

SERVIÇO
5º Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí
Elen Ramos Pires e Tulio Padilha Pires, coordenação
17 a 20 de setembro
Atrações diárias
Informações e inscrições: conservatoriodetatui.org.br/ecordas
Bilheteria: de terça a sexta, das 17h às 19h; ou nos dias de eventos a partir das 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário