sábado, 6 de setembro de 2014

Mutirão de vacinação contra o HPV é realizado neste sábado em Tatuí

Neste sábado (6), a Vigilância Epidemiológica de Tatuí irá promover o Dia D contra o HPV. Durante todo o dia, agentes de saúde estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde para aplicação das doses. A campanha é voltada para a imunização de meninas com idades entre 11 e 13 anos. A vacinação é gratuita.

Um dos pontos de ação será na Praça da Matriz. Das 9h às 13h, uma equipe da Saúde está disponível para fazer a vacinação. Também haverá plantão em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 17h.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, alerta que cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose deve ser tomada cinco anos após a primeira dose. Além disso, a imunização estará disponível para meninas que não tomaram a primeira dose no início do ano.

A vacina contra o HPV protege contra o câncer de colo de útero. Ela tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “O câncer de colo de útero é a segunda principal causa de morte entre mulheres no Brasil. A eficácia da vacina é de 98,8% então, é a forma segura de prevenção. Vale ainda lembrar que a imunização é. O papanicolau continua sendo o método de detecção precoce para o câncer de colo uterino”, afirma.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 2.876 meninas entre 11 e 13 anos. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total até o final da campanha. Na primeira estada da campanha foram vacinadas em Tatuí 2.138 meninas.

Para receber a vacina basta apresentar um documento com foto e o cartão SUS. A vacinação gratuita segue durante todo mês disponível em todas as unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
(Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário