terça-feira, 2 de setembro de 2014

Cearense Luciano Franco premiado pela 3ª vez no Festival de MPB do Conservatório de Tatuí

por Dalwton Moura

A 20ª edição do Festival de MPB do Conservatório de Tatuí, do Governo do Estado de São Paulo, um dos maiores eventos do tipo no Brasil e o único a contar com uma orquestra completa à disposição dos participantes, premiou pela terceira edição consecutiva o compositor e multi-instrumentista cearense Luciano Franco. "Noite e dia", canção em parceria com o compositor Dalwton Moura, interpretada pela aplaudida cantora paulistana Luciana Alves, ficou entre as cinco melhores canções do festival realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, com o júri formado por nomes como o compositor Edu Santhana, o saxofonista Roberto Sion e o pianista Jether Garotti.

Interpretada por Luciana Alves, uma das mais reconhecidas cantoras da nova cena paulistana, “Noite e dia” foi gravada para o terceiro disco autoral de Luciano Franco, o primeiro dedicado a canções (sucessor dos CDs instrumentais “Luciano Franco”, de 2005, e “Rio Novo”, de 2009). O trabalho se encontra atualmente em fase de mixagem, tendo lançamento previsto para novembro.

A música foi registrada em duo, com Luciana e o consagrado pianista paulista Fábio Torres, ganhador do último Grammy, pelo disco “Song for Maura”, gravado por ele com o Trio Corrente e com o clarinetista cubano Paquito d´Rivera. A gravação de Fábio Torres e Luciana Alves serviu de base para o desenvolvimento do arranjo da canção para orquestra, assinado por Celso Veagnoli, arranjador oficial do festival.
O Festival de MPB do Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, que neste ano aconteceu de 29 a 31 de agosto, integra desde 1995, por decreto, o calendário oficial de eventos culturais do Estado de São Paulo. O evento acontece no belo Teatro Procópio Ferreira, integrante do Conservatório. Luciana Alves interpretou a canção na primeira eliminatória, realizada no dia 29, e na final promovida no último domingo, 31, contando com a Orquestra do Festival, regida pelo maestro João Maurício Galindo (um dos regentes da Osesp) e com o próprio Luciano Franco ao violão.

Foi a terceira vez seguida que Luciano Franco conquistou premiações no festival. Nas duas edições anteriores, realizadas pelo Conservatório em 2011 e 2012, obteve prêmios com outras parcerias com Dalwton Moura: as canções “Presságio”, interpretada por Paulo Façanha, e “Baião sem fim”, defendida por Edinho Vilas Boas, eleito pelo júri o melhor intérprete do festival. Edinho Vilas Boas também participou do festival 2014, com a canção “Feito tatuagem”, parceria dele com a cantora Marisol Senese e interpretada por ambos.

Este ano, foram selecionados para o Festival de MPB de Tatuí autores atuantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Ceará. Entre os premiados, autores das cinco canções mais bem classificadas no festival, estiveram o consagrado autor mineiro Zé Alexandre (primeiro colocado, autor de clássicos como “Bandolins”, “Estrela” e “Léo e Bia”, parceiro de Oswaldo Montenegro) e o jovem compositor mato-grossense Paulo Monarco, terceiro colocado, que já trabalhou com Lenine em um projeto para novos autores.

O Festival de MPB do Conservatório de Tatuí - Certame da Canção é um dos mais respeitados e concorridos festivais de música do Brasil. Promovido pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo na cidade distante 130km da capital paulista, o festival se diferencia por contar com toda a estrutura de uma das maiores escolas de música da América Latina, oferecendo aos compositores participantes uma orquestra completa, com naipes de cordas, sopros e metais, para acompanhar os intérpretes e instrumentistas na execução das canções selecionadas.

Ceará em destaque

“Foi uma enorme alegria retornar ao Festival de Tatuí, para o qual é muito difícil se classificar. Estar entre as cinco melhores canções do festival, em três edições consecutivas, é uma grande satisfação e ajuda a colocar em destaque a cena musical do Ceará, com uma constância nessa participação no festival”, destaca Luciano Franco.

“O festival sempre nos impressiona, pelo esmero com que é produzido, pelo cuidado com a música e com os músicos, pela presença de compositores de vários estados e de diferentes propostas, todos contando com uma grande orquestra e com toda a estrutura para fazer o melhor”, ressalta o guitarrista, contrabaixista, violonista, pianista, compositor, arranjador e diretor musical dono de uma trajetória de muitas décadas atuando ao lado de grandes nomes da música do Ceará e do Brasil.

“Não é à toa que tantos compositores viajam grandes distâncias para cantar uma única canção e participar do festival. É um evento único, diferenciado, muito gratificante para o compositor”, acrescenta Luciano Franco, que agora foca na finalização do disco “Sonho ou canção”, álbum com direção musical do próprio Luciano e direção artística dividida com o parceiro Dalwton Moura.

O CD reunirá grandes intérpretes da cena musical do Ceará, como os jovens Marcos Lessa (destaque do programa “The Voice Brasil”, da TV Globo) e Lorena Nunes (uma das artistas contempladas no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes), os tarimbados Lúcio Ricardo, Adelson Viana, Humberto Pinho e Anna Canário e os citados Paulo Façanha e Edinho Vilas Boas, entre outros.

Eles se somam a expoentes da cena paulistana, como Luciana Alves, Edson Montenegro, Bia Goes e Júnior Meirelles (também participante do “The Voice”). O pianista e compositor Fábio Torres, vencedor do Grammy 2014 com o Trio Corrente e Paquito D´Rivera, e os consagrados Arismar do Espírito Santo (guitarra) e Silvia Goes (piano) também participam do álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário