quarta-feira, 3 de setembro de 2014

BRF inaugura fábrica de fatiados em Tatuí

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, inaugurou hoje, 3, sua primeira planta de frios fatiados do Estado de São Paulo, em Tatuí, que foi expandida para receber a operação. A companhia investiu R$ 70 milhões na unidade e, com a inauguração, reforça a estratégia de direcionar o negócio às demandas do mercado, em total sincronia entre as áreas de produção e vendas. Pela primeira vez na BRF, a produção de uma planta é realizada apenas sob demanda do cliente. O projeto servirá como piloto para que outras linhas da BRF sigam esse modelo.

"Implementamos na fábrica de fatiados equipamentos e tecnologias inéditas no Brasil, que garantem eficiência e produtividade para um modelo de atendimento sob demanda, no qual o volume da produção, desde a fabricação da matéria prima, é determinada pela rede varejista", diz Sandro Leite, gerente industrial da unidade de Tatuí. "A produção e a logística estão organizadas para permitir que, em dois dias, o produto esteja disponível ao consumidor", comenta.

A operação conta com três linhas, duas para cárneos e uma para lácteos. Na fase inicial, a produção será de 12 toneladas/dia. "A instalação de fábrica foi feita em uma região estratégica para o acesso ao mercado do Sudeste, que tem muito potencial de aceitação para este produto. Temos acompanhado a tendência mundial de preocupação com a procedência e a segurança dos alimentos. A nova fábrica está alinhada à nossa premissa geral de ouvir essas demandas do mercado e oferecer produtos que atendam ao consumidor, com alto valor agregado", diz Leite.

A fábrica de fatiados de Tatuí é a primeira da companhia e a única do país com a tecnologia européia S-Fresh, que permite oferecer um produto fresco, semelhante ao fatiado na hora, inédito no Brasil. A inovação fortalece a BRF com referência ao desenvolvimento tecnológico do setor de alimentos, reconhecida pelo ranking "The World's Most Innovative Companies", lista mundial da revista Forbes, da qual figuram apenas duas companhias brasileiras.

Operação sustentável  - A unidade de Tatuí já conta com uma eficiente gestão ambiental, que destina mais de 80% dos resíduos da operação para cooperativas de reciclagem, no caso de materiais reaproveitáveis, e para fábricas de ração ou compostagem, no caso dos orgânicos.

O projeto da nova fábrica considerou as premissas de sustentabilidade que norteiam toda a operação da companhia, que faz parte da lista Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, é listada no Índice de Sustentabilidade (ISE) da BM&FBovespa há nove anos, sendo a 2ª colocada na última carteira divulgada (2013), e também integra há dois anos a carteira de Emerging Markets do Dow Jones Sustainability Index.

A operação na fábrica de fatiados considera a redução de resíduos a volumes mínimos, sistema de armazenamento e reuso de água, procedimentos de saúde e segurança do trabalho e metas de redução de gases de efeito estufa e mudanças climáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário