quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Tatuí coleta e descarta mais de 23 mil pneus inservíveis, no primeiro semestre

Ecoponto recebe também lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos e eletrodomésticos

Tatuí vem se destacando no descarte sustentável de resíduos. De janeiro a julho deste ano o Departamento Municipal do Meio Ambiente conseguiu coletar 23.124 pneus, que foram na semana passada encaminhados para destinação correta. O trabalho é fruto de parceria entre a Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura e a Associação dos Produtores de Pneus – Reciclanip.

O pneu demora até 600 anos para se decompor no meio ambiente e é extremamente prejudicial à saúde, já que contém derivados do petróleo. Quando descartado em local errado, causa poluição e colabora para o assoreamento em córregos e rios, além de poder gerar a morte de animais.

Segundo o diretor municipal de Meio Ambiente, José Vicente Alamino, pneus inservíveis são aqueles que não servem mais para uso. “Esses materiais precisam ser descartados para que não haja desiquilíbrio ecológico e ambiental. Vale ressaltar ainda que os pneus esquecidos e abandonados em quintais servem ainda como foco de acúmulo de água e consequentemente para proliferação do mosquito transmissor da dengue”, adverte.

Toda população pode e deve levar seus pneus inservíveis para o descarte correto no Ecoponto de Tatuí, que funciona no mesmo prédio da Cooperativa de Reciclagem, na Rua Luis de Camargo Barros, 127 na Vila Cesp. Além de pneus, o Ecoponto coleta também lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos e eletrodomésticos.

O excelente resultado da coleta de pneus é fruto da reorganização no setor de coleta, que passa ainda pela aquisição de veículos, três novos caminhões foram apresentados esse ano à população, acompanhados de uma campanha de sensibilização e conscientização sobre os dias e horários certos de coleta. A agenda completa está disponível no site oficial do município, pelo endereço www.tatui.sp.gov.br/servicos/coleta-lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário