segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Sujeira ao redor de ferrovias é alvo de reclamação na região de Tatuí

Do G1- Moradores que moram perto de trechos urbano da linha férrea reclamam da sujeira e do mato alto que fica ao redor dos trilhos. Conforme reportagem do TEM Notícias, em Boituva, Tatuí e Itapetininga o lixo se acumula em vários locais.

Em Boituva, o problema é constatado na região central. Os moradores reclamam que entre os trilhos há sujeira espalhada como garrafas pet, de vidro e sacos plásticos.

Na cidade de Tatuí o transtorno existe na antiga estação de trem, próximo a Avenida Doutor Salles Gomes. De um lado da avenida, próximo aos vagões, os trilhos estão bem conservados, a grama verde, limpa. Porém, ao atravessar a avenida a situação muda: muito lixo espalhado, o mato cresce e invade os trilhos. “Ninguém respeita lugar nenhum, pode ser linha do trem. Em qualquer lugar de Tatuí se acha sujeira. A turma joga latinha, garrafa, um monte de coisa”, reclama a faxineira Mariana Carvalho.

A linha férrea que passa pelos municípios de Boituva, Tatuí e Itapetininga tem 65 quilômetros de extensão. No local onde já foi a Estação Ferroviária de Itapetininga o mato está alto e a sujeira espalhada. O aposentado Edson Piazza alerta que no local de grande passagem de pedestres o mato alto pode causar riscos. “Ficamos até com receio, porque o matagal está tão alto que para um marginal se esconder fica fácil”, conta.

Em outro trecho da cidade, na Vila Olho D'Água a quantidade de lixo acumulado impressiona. Tem de tudo, desde entulho, lixo orgânico, até pneus e carcaças de televisão. A enfermeira Maria Aparecida Santos mora há três anos em uma casa que fica próxima à linha férrea. Ela diz que já pensa em se mudar. “Estou procurando outra casa porque está muito difícil. Um dia, antes de calçar o sapato, eu bati o sapato e tinha um bicho dentro”, reflete.

A sujeira se espalha também em um trecho do cruzamento com a Rua Júlio Prestes, no Centro. Segundo a dona de casa Rose de Moraes Capela, o lixo atrai animais peçonhentos, que invadem as casas. “Está aparecendo muito escorpião, aranha em casa. Um dia um bicho chegou a morder o meu cão ele quase morreu”, lamenta.

A concessionária responsável pela rede ferroviária informou, por nota, que corta o mato e faz a limpeza ao longo da linha férrea. E que o próximo serviço em Itapetininga está previsto de segunda-feira (4) a sexta-feira (8). A concessionária diz que também vai fazer a limpeza em Boituva e Tatuí mas não informou a data.

A companhia disse ainda que o lixo em volta dos trilhos é colocado pela população, e pede a conscientização da comunidade para que o problema não aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário