domingo, 3 de agosto de 2014

Projeto de Justiça restaurativa é lançado na comarca de Tietê

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de São Paulo e a Secretaria da Educação do Município de Tietê promoveram hoje (31) o lançamento do projeto de Justiça Restaurativa na comarca.

A cerimônia, no Teatro Santa Terezinha, contou com a presença do juiz da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Tatuí e integrante da CIJ, Marcelo Nalesso Salmaso, e da diretora do Laboratório de Convivência, especialista em Justiça Restaurativa e Educação para a Paz, Mônica Mumme.

A Justiça Restaurativa é uma forma diferenciada de abordar as atitudes envolvendo violência e transgressão, em especial praticadas por jovens, afastando-se o caráter estritamente punitivo dos procedimentos atuais e abrindo-se a possibilidade de que todos aqueles, de alguma forma atingidos pelo conflito, possam falar e serem ouvidos, a fim de que compreendam os erros cometidos, as necessidades de ofensor, vítima e familiares e, ainda, responsabilizem-se pela construção de um novo caminho voltado à paz.

A partir de técnicas inovadoras para resolver os litígios – os processos circulares –, a Justiça Restaurativa possibilita a reflexão sobre o mal praticado e a reparação dos danos causados por parte do ofensor, bem como o atendimento das necessidades de todos os envolvidos e a corresponsabilização de famílias, comunidade e Poder Público na mudança de rumos.

“A Justiça Restaurativa chega para resgatar a justiça enquanto valor e, assim, utiliza-se de uma série de técnicas para a efetiva resolução de conflitos, como, por exemplo, os processos circulares, no qual o ponto fundamental é a busca de novas atitudes diante do erro. Tudo com a participação de famílias e representantes da comunidade, de forma a envolver as partes conflitantes, os respectivos familiares e a sociedade na responsabilidade pela solução dos conflitos e pela busca da paz”, afirmou o juiz Marcelo Salmaso. “É um novo caminho para a construção de uma sociedade motivada pela cultura da paz.”

Comunicação Social TJSP – MR
imprensatj@tjsp.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário