segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Compositores cearenses participarão do 20º Festival de MPB do Conservatório de Tatuí

A vigésima edição do Festival de MPB do Conservatório de Tatuí, do Governo do Estado de São Paulo, um dos maiores eventos do tipo no Brasil e o único a contar com uma orquestra completa à disposição dos compositores, terá a participação de autores cearenses. O multi-instrumentista e compositor Luciano Franco participará com "Noite e dia", canção em parceria com o compositor Dalwton Moura, gravada pela aplaudida cantora paulistana Luciana Alves e selecionada para o Festival de MPB do Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, que neste ano acontece de 29 a 31 de agosto e que desde 1995 integra, por decreto, o calendário oficial de eventos culturais do Estado.

O compositor e multiinstrumentista cearense Luciano Franco participará do festival pela terceira edição consecutiva. Nas duas edições anteriores, realizadas pelo Conservatório em 2011 e 2012, Luciano Franco conquistou prêmios com as canções “Presságio”, interpretada por Paulo Façanha, e “Baião sem fim”, defendida por Edinho Vilas Boas, eleito pelo júri o melhor intérprete do festival.

“Noite e dia”, que em Tatuí será interpretada pela própria Luciana Alves, é a terceira canção da parceria entre Luciano Franco e Dalwton Moura a ser classificada para o festival, que acontece anualmente e recebe inscrições de compositores de todas as regiões do País. Este ano, foram selecionados autores atuantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Ceará.

O Festival de MPB do Conservatório de Tatuí - Certame da Canção é um dos mais respeitados e concorridos festivais de música do Brasil. Promovido pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo na cidade distante 130km da capital paulista, o festival se diferencia por contar com toda a estrutura de uma das maiores escolas de música da América Latina, oferecendo aos compositores participantes uma orquestra completa, com naipes de cordas, sopros e metais, para acompanhar os intérpretes e instrumentistas na execução das canções selecionadas.

Música e excelência

“Retornar ao Festival de Tatuí, para o qual é muito difícil se classificar, é uma grande satisfação. O festival sempre nos impressiona, pelo esmero com que é produzido, pelo cuidado com a música e com os músicos, pela presença de compositores de vários estados e de diferentes propostas, todos contando com uma grande orquestra e com toda a estrutura para fazer o melhor”, ressalta Luciano Franco, guitarrista, contrabaixista, violonista, pianista, compositor, arranjador e diretor musical dono de uma trajetória de muitas décadas atuando ao lado de grandes nomes da música do Ceará e do Brasil.

“Não é à toa que tantos compositores viajam grandes distâncias para cantar uma única canção e participar do festival. É um evento único, diferenciado, muito gratificante para o compositor”, acrescenta Luciano, que conta com dois discos instrumentais e lança ainda em 2014 seu primeiro CD com músicas com letra.

"Sonho ou canção”, álbum com direção musical do próprio Luciano e direção artística dividida com o parceiro Dalwton Moura, reunirá grandes intérpretes da cena musical do Ceará, como os jovens Marcos Lessa, destaque do programa “The Voice Brasil”, da TV Globo, e Lorena Nunes, os tarimbados Lúcio Ricardo, Adelson Viana, Humberto Pinho e Anna Canário e os citados Paulo Façanha e Edinho Vilas Boas, entre outros.

Eles se somam a expoentes da cena paulistana, como Luciana Alves, Edson Montenegro, Bia Goes e Júnior Meirelles (também participante do “The Voice”). O pianista e compositor Fábio Torres, vencedor do Grammy 2014 com o Trio Corrente e Paquito D´Rivera, e os consagrados Arismar do Espírito Santo (guitarra) e Silvia Goes (piano) também participam do álbum.

“Estamos muito felizes em retornar ao Festival de Tatuí, mais uma vez representando o Ceará em um dos principais eventos desse formato em todo o País”, complementa Luciano Franco. “É também uma grande responsabilidade. Vamos procurar representar bem a cena musical cearense, que vive um ótimo momento em termos de criatividade, com muitos bons compositores e intérpretes, de diferentes gerações e propostas, e vai buscando mais visibilidade em outros estados”.

Mais sobre Luciano Franco

Luciano Franco apresenta sua musicalidade através de performances em vários instrumentos: violão, guitarra semiacústica, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico e piano. Autor de temas marcantes, com harmonias e melodias esmeradas, busca sempre o equilíbrio entre o instrumentista e o compositor, dedicando-se à magia da improvisação, equilibrando as melhores influências do jazz e da música brasileira, na medida certa, sempre mantendo a composição como principal destaque.

Ignorando os pré-conceitos frequentemente impostos à música instrumental, a maturidade da produção de Luciano Franco, natural de Cascavel e há muito radicado em Fortaleza, onde se apresentou com grandes nomes da música brasileira, faz com que o virtuoso multiinstrumentista jamais se sobreponha à figura do compositor.

Sem arroubos de tecnicismo nem solos além da conta, a música de Luciano se mostra em sua essência, valorizando a beleza dos temas, o desenho sinuoso das melodias, as harmonias instigantes e diferenciadas de quem soube assimilar as lições dos grandes mestres, mas também buscou sua própria identidade. Características demonstradas nos álbuns “Luciano Franco” (2005) e “Rio Novo” (2009) e nas muitas parcerias com compositores como Dalwton Moura, Silvia Bezzato, Eason Nascimento, Paulo Viana, Fernanda Quinderé, Dihelson Mendonça e Bia Mestriner.

Mais sobre Dalwton Moura

Dalwton Moura é compositor e desenvolve parcerias com nomes de várias gerações do cenário musical cearense. Entre parceiros musicais com quem tem tecido canções de imagens e sentimentos, inquietações e intensidade estão grandes referências do cenário musical do Estado, como Luciano Franco, Rodger Rogério, Rogério Franco, Luizinho Duarte, Caio Castelo, Paulo Façanha, Tarcísio Sardinha, Isaac Cândido, Gilmar Nunes, Márcio Resende, Cristiano Pinho, Kátia Freitas, Pingo de Fortaleza, Fernando Rosa, Ricardo Leite, Ciribáh Soares, Samuel Rocha e Pedro d´Alcântara.

Participou de diversos festivais de música, entre eles o Festival The Wall Bar de 2002 (2o. lugar geral, com a música "Vida-sol", parceria com Rogério Franco, na voz de Cy D`Olímpio), o Festival de Camocim 2003 e os Festivais de Inverno da Serra de Meruoca em 2004, 2005, 2007, 2008, 2010 (quando conquistou os prêmios de 3º. Lugar geral e melhor intérprete para Aparecida Silvino, defendendo a canção “Futuro e Memória”, outra parceria com Rogério Franco), 2011, 2012 e 2014.

Venceu o Festival de Música de Carnaval 2006, da Prefeitura de Fortaleza e o 20º. Festival da Canção de Cajazeiras – PB. Também foi premiado no Festival Nacional da Canção 2007, em Boa Esperança-MG, no Festival de MPB do Conservatório de Tatuí-SP em 2011 e 2012, e no Festival de Música da Rádio Universitária FM em 2012. Teve ainda canções selecionadas para a Mostra Sesc da Música Cearense em 2009 e 2010.

Além dos parceiros citados, tem canções gravadas por intérpretes como Zé Luiz Mazziotti, Luciana Alves, Edson Montenegro, Marcos Lessa, Simone Guimarães, Eudes Fraga, Téti, Kátia Freitas, Isaac Cândido, Calé Alencar, Edmar Gonçalves, Ray Miranda, Melquíades, André Leemax, Lupe Duailibe e Aline Costa, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário