segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Comércio e cultura são destaques no 188º aniversário de Tatuí

Do G1- O município de Tatuí completou nesta segunda-feira (11), 188 anos de fundação. Neste período, a cidade já passou por muitas transformações como o desenvolvimento da indústria, do agronegócio e da cultura. Esses fatores têm contribuído para atrair novos moradores e, atualmente, a população é de aproximadamente 110 mil pessoas.

O município foi fundado em 11 de agosto de 1826. Os anos se passaram e o vilarejo se transformou. Hoje, Tatuí é considerada a Capital da Música. Neste ano, em que a cidade completa 188 anos de existência, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" também faz aniversário. São 60 anos de muita história e milhares de alunos em quase 50 cursos de música, artes cênicas e luteria. O diretor da unidade, Henrique Autran Dourado, diz que a música é muito importante para a cidade. “É uma música que está na raiz, nesse barro vermelho. A música está na pele do cidadão”, destaca.

Tatuí recebeu outro título recentemente: Terra do Doce. Várias famílias trabalham na produção. A empresária Clara Maria Brandão, por exemplo, está no ramo há anos. São cinco gerações. A família começou a fazer os doces em 1942. “Começou com a minha bisavó, depois passou para a minha mãe, depois foi para mim. Eu comecei com oito anos, depois passou para as minhas duas filhas que desde pequenas já gostavam do ramo. As duas estudaram e se formaram, mas nenhuma delas seguiu na profissão em que se formaram. Largaram tudo e ficaram nos doces. Agora tenho duas netas e as duas também já querem enrolar doces”, afirma.

A comerciante Fernanda Fonseca Ribeiro, filha de Clara Brandão, largou a vida em São Paulo e escolheu dar continuidade à atividade da família. “Tem clientes que eram da época da minha avó ainda”, destaca.

Um setor que vem se desenvolvendo cada vez mais é a aviação com o aeroclube, considerado um dos mais importantes do país. Um dos destaques do local são os voos com planadores. São 35 aeronaves e todos os anos 15 pilotos de profissionalizam. De acordo com o presidente do aeroclube, Cesar Augustus Manzzoni, pelo aeroclube ainda circulam também aviões particulares pequenos.

A cidade também tem atrações turísticas. Um desses pontos é o Mercado Municipal, localizado no Central. Segundo o diretor de cultura, Jorge Rizek, o local é uma marca da cidade. “Este é o segundo mercado do Tatuí. Existia um já bem antigamente na Rua 11 de agosto. Em 1914 foi inaugurado este mercado”, afirma.

Ainda no centro, há lugares que atraem turistas de várias regiões como a Igreja Matriz, Santuário Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1894. O templo tem riqueza em detalhes e nas pinturas. O Museu Paulo Setúbal é outra atração.

Pela cidade, obras de arte feitas com cimento e aço também podem ser visitadas. Cada uma pesa uma tonelada e meia. São monumentos e esculturas de seresteiros e músicos que fizeram parte da história da cidade. O artista plástico Cláudio Camargo criou cada uma delas. Foram seis meses de trabalho para cada uma ficar pronta e retratar com a maior semelhança possível os homenageados. “Para mim é uma satisfação porque, como artista plástico, a arte representa muito”, diz.

A criação de cavalos da raça Puro Sangue Lusitano também é forte no município. Em um haras, os animais, considerados dóceis e inteligentes mostram um bom trote na pista. O veterinário Orfeu Ávila explica que atua nesse ramo há mais de 20 anos e vê um crescimento no setor a cada dia. “Além de um cavalo muito bonito, de ter essa qualidade artística, também é um cavalo que se presta muito a varias modalidades esportivas”, ressalta.
(Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário