segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Cidade faz aniversário conectada ao mundo virtual

O município já é reconhecido internacionalmente pela sua vocação cultural

Giuliano Bonamim - giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

CRUZEIRO DO SUL - Tatuí completa 188 anos conectada ao mundo virtual. A população, já acostumada com a boa música, agora conta com internet gratuita em locais públicos da cidade. Aproximadamente 800 pessoas já acessam o serviço diariamente em quatro pontos do município e a ideia é ampliar o alcance do sinal às praças Paulo Setúbal, Carroção e Ayrton Senna.

Quem estiver nas praças da Matriz, Martinho Guedes, de Alimentação e na Prefeitura de Tatuí já pode acessar a internet pública gratuita entre às 6h e às 22h por meio de um laptop, smartphone ou tablet . No primeiro acesso, o usuário é direcionado a uma página em que deve aceitar termos de uso. Após o cadastramento, a conexão é liberada.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Tecnologia da Informação, Juliano Crispim, a próxima etapa é levar o projeto para as regiões mais periféricas da cidade. Tanto que, até o fim do ano, os bairros Santa Cruz e Jardim Santa Rita serão beneficiados. "Daqui para frente, vamos focar em levar internet gratuita para locais mais distantes, ampliando o serviço e levando essa novidade a um maior número de pessoas", destaca.

O prefeito José Manoel Correa Coelho (PMDB), o Manu, lembrou que o projeto segue em expansão já que Tatuí foi um dos três municípios do estado de São Paulo previamente escolhidos para integrar o programa Cidade Digital, mantido pelo Governo Federal. Ele destacou ainda que o Executivo conseguiu dar essa largada logo no primeiro ano de mandato e com recursos próprios. "Tivemos a coragem de inserir em nosso plano de governo o item tecnologia pela primeira vez na história da cidade. Tivemos ainda mais coragem em implantar um projeto dessa magnitude com recurso próprio. E, agora, ampliar a rede de pontos atendidos", argumenta.

Atualmente, Tatuí possui aproximadamente 109 mil habitantes aptos a usar o serviço e distribuídos em um território de 523,475 quilômetros quadrados. Agora mergulhado na era digital, o município já é reconhecido internacionalmente pela sua vocação cultural por abrigar o maior conservatório de música da América Latina. Além disso, atrai visitantes de toda a região graças aos irresistíveis doces caseiros.

Programação das comemorações

A programação do 188º aniversário de Tatuí será encerrada hoje com duas atividades. A primeira será um desfile cívico, às 9h, na rua 11 de Agosto, com as presenças de autoridades e estudantes do município. O término da festa acontecerá às 20h30, na praça central, com as apresentações do Coral da Cidade José dos Santos e da Camerata Corelli, com o especial O mar amou Caymmi.

A homenagem a Dorival Caymmi terá nove canções que retratam o seu cotidiano, com referências ao mar, à culinária e à mulher baiana. A abertura do musical terá uma adaptação da música O vento um dos sucessos da carreira do compositor.

A sequência de atividades do aniversário de Tatuí contou também com as comemorações dos 60 anos do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos e dos 80 anos da Escola Técnica Salles Gomes. Também houve eventos culturais e esportivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário