terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cerâmicas de Tatuí geram mais de 4 mil empregos, diz associação

Do G1- Conhecida como a Capital da Música, Tatuí também tem se desenvolvidos em setor que têm sido fundamentais para o desenvolvimento econômico. Entre os destaques, segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, está o setor de produção de cerâmicas.

De acordo com a Associação de Cerâmica de Tatuí e região (Acertar), atualmente existem 31 empresas do setor estão instaladas no município. Elas geram aproximadamente 4,7 empregos, sendo cerca de 3,5 mil diretos e outros 1,2 mil indiretos. A cidade ainda é considerada um dos maiores polos da América Latina no setor.

O empresário Constantino Frollini Neto é dono de uma cerâmica na cidade. Em entrevista à TV TEM, contou que a criação da empresa era um projeto antigo. Ele encontrou em Tatuí a oportunidade de crescer nos negócios. Hoje, ele que saiu de Barra Bonita (SP), colhe os frutos do desenvolvimento. Chegou à cidade na década de 1980 e nunca mais voltou. “A esperança nossa é que continuemos crescendo. Quando eu cheguei aqui, éramos seis ou sete cerâmicas. Hoje somos em 31 e o mercado ainda deve crescer. Não sei se abrem mais fábricas ou se as atuais aumentam. Vamos ganhar mercado. Vamos buscar mercado na construção civil que não pode parar”, diz.

Aos poucos foi investindo em tecnologia e construiu uma fábrica de cerâmicas moderna. A mão de obra encontrou na região. Ao todo são 120 funcionários como o operador de máquinas Alex Roberto, o mais novo dos contratados. Ele saiu de Cesário Lange atraído pelo emprego. “A gente sempre buscou novas ideias e novos conhecimentos. Aqui eu tenho chance de crescer”, ressalta.

Produção de doces
Mas Tatuí não se destaca apenas pelos grandes empreendimentos. A cidade das cerâmicas também abriu as portas para os micro empreendedores, entre eles, os fabricantes de doces. A empresária Patrícia Paes de Almeida Ribeiro conta que começou fazendo doces na cozinha da casa dela. Em um dos cômodos montou uma pequena fábrica de chocolates. As delícias logo ganharam destaque e a fama acabou ultrapassando as barreiras da cidade.

Após expandir os negócios depois de muitos anos de trabalho e dedicação, o reconhecimento veio. A doceira agora vende a marca para os interessados que vêm de fora. Já são cinco franquias espalhadas pelo interior do estado. Agora ela está prestes a inaugurar uma nova fábrica, com mais estrutura para trabalhar. Mais um desafio para a empresária, que não pensa em parar por aí. “Nós já temos uma loja funcionando em Santo André (SP) e até o fim do mês abriremos a de Itapetininga e a de São Vicente (SP). Para o próximo mês, serão abertas unidades em Boituva e São Bernardo do Campo. Além disso, nós estamos indo para mais uma feira de franquias que será em setembro em Campinas (SP), que é um polo muito bom. Então, as possibilidades disso aqui estar trabalhando com 30 pessoas até o fim de dezembro são grandes”, afirma Patrícia.

Abertura de negócios
Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nos últimos dois anos foram abertas 2.312 empresas na cidade entre comércio e indústria, o que gerou um total de 29.727 empregos formais.

A secretária municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, Lilian Maria Grando, acredita que a localização estratégica, tendo como referência importantes rodovias estaduais como a Raposo Tavares e a Castello Branco, ajuda a atrair novos investidores. Ainda de acordo com ela, com uma lei de incentivo e a qualificação de mão de obra, Tatuí tem tudo para continuar no caminho do desenvolvimento. “Nós temos duas multinacionais se instando no município. Elas vão gerar um total de aproximadamente dois mil empregos novos diretos assim que forem concluídas todas as fases de instalação. Isso fora os empregos indiretos”, destaca.
(Foto: Reprodução / TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário